Em Alagoas, Bauducco ingressa em Regime Especial de Tributação e poderá ampliar operação no estado
Buscando ampliar as relações entre Alagoas e a Itália, o governador Paulo Dantas recebeu na tarde desta segunda-feira (28) o embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello, que estava acompanhado pelo diretor da Bauducco, Adilson Spolidoro, e do diretor da Leonardo Company, Francesco Moliterni. Na oportunidade, o governador assinou o credenciamento da Pandurata Alimentos LTDA. (Bauducco) ao Regime Especial de Tributação, para que a empresa amplie sua operação no Estado. O objetivo do encontro foi renovar e ampliar a parceria bilateral, apresentando o novo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin) para atrair novas empresas, bem como discutir a prospecção de negócios e acordos científicos e tecnológicos.
“Alagoas tem uma boa presença italiana, e nós temos muito a trabalhar juntos. Temos vários assuntos que podemos desenvolver do ponto de vista científico, tecnológico e cultural”, disse Francesco Azzarello a uma emissora local, citando como exemplo um festival de cinema italiano gratuito em novembro. De acordo com o diplomata, a reunião com o governador girou ainda em torno de cultura e cooperação científica. “A embaixada está pronta para “ajudar com um pouco de publicidade de Alagoas na Itália, sobretudo no setor de turismo. Os italianos são bons turistas, eles gastam, não há muitos turistas que gostam de gastar”, afirmou.
Segundo o governador Paulo Dantas foi feita a assinatura de mais um benefício fiscal. O compromisso é ampliar a indústria para gerar mais empregos e desenvolvimentos. “Também vamos fazer parcerias nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. O tema é crescimento econômico de maneira sustentável com a inclusão social”, destacou. Atualmente, a Pandurata Alimentos possui uma fábrica em Alagoas, localizada às margens da BR-104, em Rio Largo, e um Centro de Distribuição, localizado no bairro do Tabuleiro dos Martins, em Maceió.
Com o credenciamento no novo Regime Especial de Tributação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a empresa poderá ampliar a linha de produtos de seu portfólio a serem distribuídos (Visconti, Tommy, Casa Bauducco, etc), bem como realizar parcerias para distribuir produtos de outras empresas, como a Hershey’s e a linha Ovomaltine. Paulo Dantas
“Esse benefício vai fazer com que a empresa amplie sua atuação no estado, reduzindo o preço final do produto em Alagoas, como também gerando mais empregos e fortalecendo a economia”, disse Paulo Dantas.
Também participaram do encontro do presidente da Assembleia Legislativa (ALE), deputado Marcelo Victor; o desembargador Fábio Ferrario; as secretárias Caroline Balbino (Desenvolvimento Econômico); Renata Santos (Fazenda); e o secretário Especial do Tesouro Estadual, Kiko Suruagy.
Assembleia – Durante a missão em Alagoas, ainda no dia 28, embaixador Francesco Azzarello também se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor; o desembargador Fábio Ferrario, organizador da missão; Pino Cartisano, membro da família italiana fundadora da indústria de tintas Ibratin; e com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza.
Junto com o presidente do Tribunal do Estado, o diplomata visitou o museu do Palácio e posou em frente a um quadro do arquiteto italiano Luigi Luccarini, que no final do século 19 projetou vários edifícios institucionais em Maceió. O embaixador conheceu as dependências do Poder Legislativo e, da galeria, pode assistir parte de uma sessão especial que debateu o fortalecimento da cultura alagoana.