Embaixador participa de sessão no Senado Federal que aprovou acordos de cooperação
O embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi, participou no dia 04, no plenário do Senado Federal, presidido por Rodrigo Pacheco, da aprovação do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e do Acordo de Cooperação e Assistência Mútua em Assuntos Aduaneiros assinado entre os Emirados Árabes Unidos e a República Federativa do Brasil em 2019. O senador Espiridião Amin, relator dos acordos, acompanhou o embaixador dos Emirados Árabes Unidos neste momento marcante.
O embaixador Saleh Alsuwaidi destacou a parceria estratégica entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos e o impacto especial desses acordos de futuros investimentos dos Emirados Árabes Unidos no Brasil. O diplomata também mencionou a recente visita do Presidente Lula ao país e afirmou que a entrada em vigor desses acordos não só impulsionará os investimentos como elevará o relacionamento bilateral a patamares superiores e ampliará a cooperação em diversos setores como sustentabilidade, infraestrutura, energia e segurança alimentar.
O modelo do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos foi criado pelo Brasil a partir de consultas ao setor privado, com foco em melhorias no ambiente de negócios, com aprimoramento da governança institucional, adoção de mecanismos de mitigação de riscos e prevenção de conflitos, bem como desenvolvimento de agendas com temas de interesse dos países para cooperação e facilitação de investimentos.