chanceler brasileiro defende inclusão do país no Mercosul
O Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira está em visita de trabalho na Bolívia onde manteve reunião com seu homólogo Rogelio Mayta. O encontro dá um impulso às relações diplomáticas entre o Brasil e o país vizinho, com uma agenda bilateral renovada que inclui temas como hidrocarbonetos, energia, segurança, defesa, comércio e integração regional, entre outros. Vieira reiterou ainda “o compromisso do Brasil de atuar positivamente no processo” para completar a adesão plena da Bolívia ao Mercosul .
O Chanceler brasileiro foi recebido pelo Presidente Luís Arce. Vieira entregou convites em nome do Presidente Lula para as Reuniões de Presidentes de Países da América do Sul (Brasília, 30/5), e da Cúpula dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), programada para 8 e 9 de agosto na cidade de Belém.
O chanceler da Bolívia, Rogelio Mayta, recebeu Vieira para uma reunião e disse que “a visita da delegação brasileira permitiu avançar na definição de um roteiro que estabelece e prioriza a agenda bilateral e multilateral concreta”. Segundo ele, Bolívia e Brasil “não são apenas países irmãos por causa de uma fronteira de mais de 3 mil quilômetros, mas também por causa de um passado comum e de uma história política recente”.
Rogelio Mayta acrescentou que com a reativação dos mecanismos de diálogo bilateral, os diversos comitês e comissões mistas começarão a trabalhar neste mês em temas de integração fronteiriça, rodoviária e ferroviária, recursos hídricos e navegação, combate ao contrabando e ao crime organizado, além de cooperação em segurança e defesa, entre outros assuntos.
* Com informações www.brasil247