Foto: Diretor da Fecomex, Marcelo Baiocchi , assessor especial de Relações Internacionais, Giordano de Souza, o secretário de governo da Prefeitura de Goiânia, Michel Magul e o embaixador Rashad Novruz
Chefes de missão do Azerbaijão, de Israel e de países africanos analisam oportunidades comerciais no estado
Encerrando as atividades de 2022 da Fecomex, braço da Federação de Comércio de Goiás, Fecomércio-GO, para o comércio exterior, seu presidente Marcelo Baiocchi recebeu, nos dias 14, 15, e 16 de dezembro, os embaixadores do Azerbaijão, de Israel e de quatro nações africanos. Durante a visita à sede da entidade, os diplomatas debateram a criação de oportunidades e estreitamento de relações internacionais bilaterais.
A visita mais recente, no dia 16, foi do embaixador do Azerbaijão Rashad Novruz, recém-chegado ao Brasil, onde vive desde agosto deste ano. O encontro reuniu representantes da Fecomércio-GO, governo e prefeitura para falar de oportunidades comerciais entre Goiás e país asiático. Novruz também conheceu o funcionamento do sistema da entidade.
Já o embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine participou, no dia 15 de dezembro, do “Encontro Brasil – Israel, Oportunidades e Perspectivas” que foi realizado em parceria com a Câmara de Cooperação Israel Brasil Central (Ccopib). O embaixador Zonshine, o presidente da Ccopib, Amos Blanche, e o presidente da Confederação Nacional das Câmaras de Comércio Brasil-Israel, Ricardo Sheinkman, impressionaram a plateia com os números do crescimento e do desenvolvimento do país, que, com menos de 75 anos de fundação, se transformou em uma das nações mais prósperas e influentes do mundo.
Debateu-se ainda a criação de oportunidades e estreitamento de relações internacionais bilaterais. O presidente Marcelo Baiocchi também apresentou detalhadamente o Sistema Fecomércio, Senac, Sesc e Sindicatos em Goiás e explicou sobre o funcionamento e atuação da Confederação Nacional do Comércio. Durante a reunião ficou registrado o interesse mútuo em fechar parcerias e incentivar troca cultural entre Israel e Goiás.
Também se discutiu, no encontro, as oportunidades de negócios e formas de aprofundar as relações comerciais entre os dois mercados e o embaixador Zonshine deixou indicações dos tipos de produtos que interessam ao seu país. O diplomata ressaltou a sua disposição em impulsionar, diretamente, possíveis negócios com o estado de Goiás. A exemplo, disse considerar muito importante realizar o contato direto com os produtores rurais para construir, com mais credibilidade, a relação comercial entre eles.
Em seu discurso, Baiocchi manifestou satisfação ao mencionar que os encontros de trabalho com autoridades, investidores e a representação diplomática de Israel são sempre realizados com a certeza de casa cheia. Os pontos altos da apresentação realizada pelo embaixador foram os investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação em busca das melhores soluções para os principais desafios de Israel, como a escassez de água, que resultou na agricultura de precisão.
Mais próximos da África – A direção da Fecomércio-GO recebeu ainda, no dia 14 de dezembro, embaixadores de quatro nações africanas para falar sobre intercâmbio comercial e moda. A federação foi representada pelo seu vice-presidente e presidente do Sindilojas-GO, Cristiano Godinho Fernandes Caixeta. Participaram do encontro os embaixadores Lemarron Kaanto, do Quênia; Abena Busia, de Gana; Muhammad Makafi, da Nigéria e Faith Sagwete Rutendo, do Zimbábue. A reunião contou também com a presença do Secretário de Indústria e Comércio, Joel de Sant’Anna Braga Filho, dos diretores da Fecomex, braço de comércio exterior da Federação, Camila Hermano e Marcelo Gomes e de assessores das embaixadas presentes.
Na ocasião foi apresentado um projeto elaborado pelos países africanos que busca a promoção e disseminação da moda africana e o intercâmbio comercial com Goiás. Durante a reunião, ficou estabelecido um grupo de trabalho para desenvolver o projeto África Fashion Show, que deve ser realizado em maio de 2023. As articulações para realização da reunião de ontem e do África Fashion Show contam com o apoio efetivo do secretário de estado da Indústria e Comércio, Joel de Sant’Anna.
* Com informações de Fecomércio-GO.