Na noite do dia 26, o embaixador da Itália Francesco Azzarello entregou a honraria da Ordem da Estrela de Itália à Joao Candido Portinari, Diretor do Projeto Portinari, Há 40 anos, ele promove a obra de seu pai, Candido Portinari (1903-1962), um dos maiores pintores do mundo do século XX, filho de emigrantes vênetos da província de Vicenza. A cerimônia foi realizada no terraço do Consolato Generale d’Italia Rio de Janeiro, na presença do Cônsul Geral, Massimiliano Lacchini, e da Diretora do Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro, Livia Raponi.
Este ano, São Paulo e Rio de Janeiro receberam duas importantes exposições sobre Portinari. Por sua vez, a Embaixada da Itália, que possui quatro painéis de Portinari, em março organizou uma exposição de gravuras inéditas do artista, pertencentes à coleção particular de seu filho João Cândido. A exposição foi um grande sucesso de público.
Desde 1956, a Sede das Nações Unidas em Nova York abriga os enormes painéis das famosas obras “Guerra” e “Paz”, de Candido Portinari. Inspirador do primeiro movimento pictórico puramente brasileiro, Portinari deu voz ao povo, às desigualdades e à pobreza, com uma inspiração de fundo – paz, fraternidade e justiça – impregnada de espiritualidade e religiosidade, celebradas pela crítica internacional.