A República de Belarus comemora seu Dia da Independência em 3 de julho. Este feriado, sagrado para nós, simboliza acima de tudo a unidade do povo que ajudou os belarussos a suportar o golpe mais duro do destino, a sobreviver como nação durante a Grande Guerra Patriótica e a vencer.
Estávamos unidos quando escolhemos o dia da libertação de Minsk dos invasores nazistas como nosso principal feriado público – Dia da Independência. Estamos unidos e hoje – em nosso desejo de proteger o legado heróico, a memória da Grande Vitória, nosso direito soberano de escolher nosso caminho histórico. E não há outra data em nossa história que nos faça pensar tão profundamente sobre o valor da paz, independência e liberdade.
O desenvolvimento econômico de Belarus é o curso do qual não podemos ser frustrados nem por sanções nem por qualquer tipo de provocação. Mas não é essa a questão, é o momento quando o mundo inteiro perceberá que para nós, herdeiros das gerações que foram capazes de restaurar nosso país após a destruição da guerra em um tempo inconcebivelmente curto, o trabalho duro é um modo de vida, as dificuldades são um incentivo para o progresso.
Belarus sempre encontrará novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e tecnológico de seu Estado, através de relações comprovadas e qualitativamente novas com a região da Eurásia, Rússia, China e, o que está se tornando relevante agora, com os países da América Latina.
O Brasil está entre os 10 principais parceiros de Belarus no mundo e é o principal parceiro comercial do nosso país na América Latina. As relações diplomáticas foram estabelecidas com Brasil há 30 anos, em 10 de fevereiro de 1992. Uma quantidade imensurável de trabalho tem sido feita ao longo destes anos para desenvolver tanto os laços diplomáticos quanto econômicos. No total, o volume de negócios entre os nossos lados chega a 800 milhões de dólares por ano.
Gostaria de chamar sua atenção para o fato de que a Embaixada está sempre aberta a novas opções de cooperação da comunidade empresarial brasileira, realizamos várias videoconferências e outros eventos com empresários, políticos e estudantes o tempo todo. Bem, tradicionalmente convido a todos a Belarus, temos o país incrível que está sempre recebendo convidados!