O Dia Nacional da Mulher, no Brasil, é celebrado anualmente em 30 de abril. A data lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos no País, porque ao longo dos anos, as mulheres brasileiras enfrentam muitas restrições diante de nossa sociedade, predominantemente machista e patriarcal. A celebração acontece nesta sexta-feira, no Espaço da Corte, em Brasília.
No Brasil, o Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, através da Lei nº 6.791/80, e a sua escolha originou-se da data do nascimento de Jerônima Mesquita, fundadora do Movimento Bandeirante (Escotismo), com o principal objetivo de promover a inserção da Mulher no Brasil, em áreas diversas da sociedade brasileira. Jerônima era uma enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil e colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres.
Com o objetivo de resgatar importante data nacional, o Dia Nacional da Mulher (Brasileira), reuniram-se as entidades: International Police Association Brasil Section – IPA Brasil; Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW (Business and Professional Women); Instituto Organizacional da Sociedade para o Progresso Humano; o Comitê Mundial da Paz no Brasil e o Movimento das Mulheres Policiais – MMUP, para promoverem uma comemoração a esta importante data, realizando um belíssimo evento denominado: “Protagonismo Feminino Brasileiro”.
A escolha das Protagonistas que em solenidade especial serão outorgadas com o troféu, ocorre através de uma seleção rigorosa, feita por componentes de um seleto Comitê, em que inclui-se nomes de mulheres como: Michelle Bolsonaro; Mayara Noronha; Cristiane Britto; Ivonice Campos; Dra. Nise Yamaguchi; Luíza Brunet; Júlia Lucy; Vanessa Mendonça; Katia Piva, e outras mais, em que totalizam 19 mulheres protagonistas que serão homenageadas representando, assim, todas as nossas mulheres em diferentes segmentos de atuação e de supra importância no âmbito nacional.
O evento agraciará os participantes com um belíssimo musical da orquestra de cordas do Música e Arte de Brasília-DF, e a apresentação especial da compositora, a menina de cinco anos, Hadassa Fagundes e seu violino, para após, a solenidade comemorativa em que se entregarão os troféus para as mulheres protagonistas, e outorgas a representatividades nacionais e apoiadores do evento, com um belíssimo jantar especialmente produzido para o momento pelo renomado “Chef” do Espaço da Corte Eventos e finalizando com a apresentação da renomada Banda WA Music Entertainment. Com certeza uma noite inesquecível!