O país do Sudeste Asiático passou a permitir a entrada de turistas com passaportes de 157 países com acordos de isenção de visto com as Filipinas, lista que inclui Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal e São Tomé e Príncipe. Os turistas terão de estar totalmente vacinados e apresentar à partida um teste negativo à covid-19.
Em entrevista exclusiva à Embassy Comunicação, Joselito Chad Jacinto, Primeiro Secretário e Cônsul Geral das Filipinas no Brasil diz que “este é um novo início depois da pandemia , um tempo novo”. “Estamos muito esperançosos, positivos e iniciando ações”, afirma. Jacinto fala de tradições culturais, atrações turísticas, comércio bilateral, e eleições. Leia a entrevista na íntegra:
Embassy– Como também um país predominantemente católico, as Filipinas observam a “Semana Santa” ou a última semana da Quaresma. A Semana Santa vê muitos filipinos retornarem às suas províncias para estar com a família e participar de práticas tradicionais, como procissões, peças de paixão ou “Senakulo”, e a visita a igrejas para “Visita Iglesia”. O Brasil e as Filipinas têm em comum essas tradições?
Temos sim várias tradições em comum, começar por uma forte tradição da fé católica. Usamos as datas religiosas para também estar em família, reunidos durante esses períodos. Este ano com todos os cuidados pois estamos nos recuperando de uma pandemia. Acredito que os brasileiros também são muito ligados à família, gostam de reunir famílias grandes no Natal, por exemplo. Temos muitos artefatos religiosos em igrejas.
Embassy – Qual é a situação atual da pandemia no país? É seguro visitar as Filipinas e que turista deve ser atraente?
A situação está muito melhor. Nosso país é muito seguro para os visitantes. Somos muito orgulhosos das atrações que temos. Como todos sabem, nós abrimos o país para os visitantes novamente. Isto significa um novo recomeço. Temos uma série de atrações. Somos 7.107 ilhas com praias, bela natureza, estruturas coloniais, igrejas antigas com artefatos coloniais e pré-coloniais, além de museus. Por outro lado, temos o lado moderno, shoppings modernos com diversas marcas internacionais, temos as maiores lojas na Ásia.
Embassy – Durante sua reunião com o presidente Bolsonaro foi dito que as Filipinas vão se engajar ou poderiam se engajar com o Brasil em joint ventures para produção de material no setor de defesa? O que você poderia dizer sobre isso?
Estamos tentando modernizar nosso próprio sistema de defesa. Então estamos convidando investidores brasileiros, pois estamos prontos para desenvolver nossa capacidade na indústria de defesa. Isto não significa só defesa, mas todos os tipos de investimentos estrangeiros. Queremos gerar empregos para nossa população. Enfim, levar todo tipo de tecnologia para o país.
Embassy – Haverá eleições em maio? Qual é a expectativa do governo?
Sim, na segunda semana de maio. Nossa expectativa é muito grande. Vamos eleger um novo presidente e também alguns senadores. Como sempre, as eleições devem ocorrer de maneira pacífica, ordeira. Somos muito orgulhosos do nosso processo eleitoral. Acreditamos que nossas eleições dão um forte mandato ao presidente. Ele ou ela será eleito direto pelo povo. Estamos abertos para esta nova administração porque mudamos o governo a cada seis anos.