• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 15 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Agenda

7ª Mostra de Cinema Polonês em São Paulo

por Liz Elaine
1 de dezembro de 2017
em Agenda
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

Com apoio da Embaixada da Polônia no Brasil a 7º edição da Mostra faz uma homenagem ao rei da comédia polonesa Juliusz Machulski, cineasta aclamado, reconhecido como autor multigênero, pós-moderno e mestre do entretenimento, como é chamado pelos críticos. A seleção de sete filmes apresenta o forte teor político de seus filmes e traz três obras-primas na carreira do diretor, fundamentais na história do cinema polonês: Sexmissão (1983), Kingsaiz (1987) e Déjà Vu (1988), que serão apresentados em versões restauradas. A mostra será, de 06 a 11 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro (11) 3113-3651. A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO:

06/12 – QUARTA-FEIRA

14h – Vinci
16h – Embaixada
18h – Déjà Vu

07/12 – QUINTA-FEIRA

14h – Canção de Ninar

08/12 – SEXTA-FEIRA

16h30 – Sexmissão
19h – Palestra – Bella Tozini (cineasta e pesquisadora)

09/12 – SÁBADO

14h – Kingsaiz
16h – Vinci
18h – Embaixada

10/12 – DOMINGO

15h – Quanto pesa um cavalo de Tróia?
17h30 – Déjà Vu

11/12 – SEGUNDA-FEIRA

16h30 – Canção de Ninar
19h – Quanto pesa um cavalo de Tróia?

SINOPSES

SEXMISSÃO
Polônia, 1983 / gênero: comédia de ficção científica
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Jerzy Stuhr, Olgierd Lukaszewicz, Bożena Stryjkówna, Beata Tyszkiewicz e outros
Classificação: 14 anos; duração: 116 min; formato: dvd

Um filme cult de ficção cientifica, considerado a melhor comédia da história do cinema polonês; é não apenas um pastiche do gênero, mas também uma metáfora do sistema totalitário, uma sátira da realidade polonesa dos últimos anos do socialismo.
Sinopse: Agosto de 1991, a televisão transmite um experimento científico épico. Maks e Albert, corajosos, voluntariam-se para a experiência. Deveriam hibernar por três anos. Porém, despertam apenas meio século depois, em 2044, quando, por consequência de um cataclismo nuclear, o sexo masculino foi totalmente eliminado da Terra e o mundo é governado pelas mulheres.

KINGSAIZ
Polônia, 1987 / gênero: comédia de fantasia
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Jacek Chmielnik, Jerzy Stuhr, Katarzyna Figura, Jan Machulski, e outros
Classificação: 14 anos; duração: 104 min; formato: blu-ray

Comédia com elementos fantásticos voltada contra o regime comunista com países metafóricos – Kingsaiz, um mundo cheio de brilho, e a simplória Gavetolândia. O filme constitui-se como um manifesto criativo do diretor, podendo ser considerado um “Cinema Irônico sobre a Polônia”.
Sinopse: Nos porões do Instituto de Pesquisas do Quaternário, existe uma terra habitada por gnomos chamada Gavetolândia. Sua paisagem é formada principalmente por gavetas, separadores e outros objetos da realidade burocrática dos escritórios. O líder de Gavetolândia acusa o químico Adas de produzir “kingsaiz” – um elixir que permite aos gnomos obter tamanho humano e morar na terra dos humanos, gozando de liberdade e outras atrações.

DÉJÀ VU
Polônia, união soviética, 1988 / gênero: comédia policial
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Jerzy Stuhr, Galina Pietrowa, Nikołaj Karaczencow, Władimir Gołowin e outros
Classificação: 14 anos; duração: 113 min; formato: blu-ray

Nota do confronto de duas culturas e civilizações. Aqui o Ocidente se encontra com o Oriente, o capitalismo, com o comunismo, a mentalidade formada pela democracia, com aquela formada na ditadura. Disso resultam várias situações cômicas, mas também muita reflexão.
Sinopse: Chicago, 1925, vigora a lei seca. O mafioso Mick Nitsch trai sua “família” e entrega à polícia um carregamento de álcool, em seguida foge para a URSS, terra de seus ancestrais. A máfia envia atrás dele John Pollack, assassino profissional de origem polonesa, com a missão de eliminar o traidor. Odessa, 1925: aporta um navio de Nova Iorque, entre os passageiros está John Pollack. Recebe-lhe muitíssimo cordialmente uma equipe soviética de boas-vindas, Pollack sofre uma concussão e perde a memória.

VINCI
Polônia, 2004 / gênero: comédia de ação
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Robert Więckiewicz, Borys Szyc, Marcin Dorociński, Kamilla Baar, Jan Machulski e outros
Classificação: 14 anos; duração: 108 min; formato: dvd

Exemplo modelar da comédia policial de intriga em que se opõe a grandiosa produção do cinema americano do gênero e o colorido polonês local. Merece atenção do telespectador a visão da cidade de Cracóvia, com sua excepcional beleza.
Sinopse: Cracóvia, começo do séc. XXI. Cuma, um experiente ladrão de obras de artes, inesperadamente sai da cadeia em liberdade condicional. Sua saída foi arranjada por Gordo, receptador que encomenda a Cuma o roubo da mais valiosa obra das coleções polonesas – “Dama com Arminho”, de Leonardo da Vinci. Uma proposta irrecusável.

CANÇÃO DE NINAR
Polônia, 2010 / gênero: comédia de terror
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Robert Więckiewicz, Małgorzata Buczkowska, Janusz Chabior, Filip Ochiński e outros
Classificação: 14 anos; Duração: 89 min; formato: dvd

Primeiro pastiche polonês do cinema de terror de vampiros. Além das brincadeiras e citações com os clássicos americanos do gênero, o diretor empresta seus fotogramas de obras de pintores espanhóis como Goya e Velazquez.
Sinopse: A família Makarewicz muda-se para uma pequena e encantadora cidade na Mazúria. Com sua chegada, pessoas começam a morrer em circunstâncias inexplicáveis. A atmosfera se torna mais densa a cada cena. O motor da tensão é a investigação conduzida por dois policiais. Apesar disso, cadáveres continuam surgindo e as inocentes vítimas desaparecem como se o chão se abrisse sob elas. A ação, rápida e cheia de inesperadas reviravoltas, vai revelando, a cada fragmento, um obscuro segredo.

QUANTO PESA UM CAVALO DE TRÓIA?
Polônia, 2008 / gênero: comédia de costumes
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Ilona Ostrowska, Maciej Marczewski, Robert Więckiewicz, Danuta Szaflarska e outros.

Classificação: 14 anos; duração: 117 min; formato: dvd
Sob a máscara de uma comédia romântica, o diretor esconde significados complexos e lida com as verdades da vida: as dificuldades da liberdade, os meandros do amor, a emancipação e a tolerância.
Sinopse: O segundo casamento da psicóloga Zofia com o cenógrafo Jakub vai muito bem. Juntos, eles criam a filha do primeiro casamento de Zofia, Florentyna, que é mais ligada ao padrasto do que ao pai biológico. Este mundo ideal, que não poderia ser melhor, termina inesperadamente no último dia de 1999: Zofia completa 40 anos.

EMBAIXADA
Polônia, 2013 / gênero: comédia de guerra
Direção: Juliusz Machulski
Elenco: Magda Grąziowska, Bartosz Porczyk, Robert Więckiewicz, Adam “Nergal” Darski, Jan Englert e outros
Classificação: 14 anos; duração: 105 min; formato: dvd

O uso da história da II Guerra Mundial serve ao diretor para propor uma reflexão sobre a influência da guerra na cultura contemporânea. O filme convida a reflexão sobre quão grande foi a influência do ano de 1939 na história do mundo e coloca a pergunta: o que haveria sido se não houvesse a guerra?
Sinopse: Um jovem casal – Melania e Przemek – vai a Varsóvia para cuidar do luxuoso apartamento de um tio, localizado no centro da cidade, onde antes da guerra ficava a embaixada do III Reich. Os jovens personagens não imaginariam que o favor feito ao tio se transformaria na maior aventura de suas vidas. O elevador do edifício não apenas transporta os moradores entre os andares, mas também permite a viagem no tempo: de agosto de 2012 para o momento imediatamente anterior ao início da II Guerra, agosto de 1939.

Mais informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/7o-mostra-de-cinema-polones/

Notícia Anterior

Rússia rejeita apelo dos EUA para cortar laços com Pyongyang

Próxima Notícia

Atentado em universidade deixa mais de 25 feridos no Paquistão

Notícias Relacionadas

Agenda

Tarcila do Amaral é tema de conversa no TCU

7 de maio de 2026
Agenda

Sinfonietta Georgiana realiza concerto em Brasília

4 de maio de 2026
Brasilia, 05/10/2022.Advocacia Fernanda Hernandez.Rafaella Alencar Ribeiro, sóciaFoto Ruy Baron / BaronImagens
Agenda

Os desafios da mulher contemporânea é tema de palestra com juíza afegã

23 de março de 2026
Próxima Notícia

Atentado em universidade deixa mais de 25 feridos no Paquistão

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Academia de honrarias presta homenagem ao empreend Academia de honrarias presta homenagem ao empreendedorismo -

Por Rachel Alves Nariyoshi

Brasília foi palco de uma relevante celebração ao mérito, à liderança e ao empreendedorismo, em solenidade realizada no Congresso Nacional. Promovido pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, o evento marcou os 25 anos da Fundação da Ordem JK e homenageou o legado do Presidente Juscelino Kubitschek, fundador da capital federal.

A cerimônia reuniu representantes de diversos setores como diplomático, agronegócio, tecnologia, justiça, mercado financeiro e empreendedorismo, consolidando-se como espaço de reconhecimento às trajetórias de excelência que contribuem para o desenvolvimento do país.

Na ocasião, foram concedidas importantes distinções, entre elas a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, o título de Personalidade do Ano, a Medalh...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Congresso #Empreendedorismo #fundação #Homenagem #honrarias #JK #Nacional #ordem
Parlamentares canadenses discutem acordos comercia Parlamentares canadenses discutem acordos comerciais bilaterais no Congresso -

O Brasil tem grande interesse na parceria com o Canadá, principalmente em relação à cooperação para desenvolvimento da cadeia de fertilizantes, uma vez que o país importa 90% do insumo de que necessita.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), defendeu mais uma vez, a celebração de acordos bilaterais de comércio em lugar dos instrumentos multilaterais, em reunião nesta terça-feira, 12, com parlamentares canadenses membros da Comissão Permanente de Comércio Internacional da Câmara dos Comuns daquele país.

Segundo o parlamentar, “os acordos multilaterais enfraquecem os países mais fortes. Nos blocos, as assimetrias são enormes e países sem indústria e dependentes, têm o mesmo peso político que os países mais estruturados”, afirmo...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Acordos #Agricultura #Brasil #Canadá #comércio #COMISSÃO #Congresso #Fertilizantes #LuizPhilippedeOrleanseBragança #MERCOSUL #parlamentar
Lideranças femininas apontam principais desafios d Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres -

Debate, em Brasília, foi inspirado pela trajetória da artista brasileira Tarsila do Amaral

 Lideranças femininas que participaram da Roda de Conversa sobre Protagonismo Feminino organizada pelo 4º Prêmio Engenho Mulher apontaram uma série de desafios para as brasileiras, especialmente no mercado de trabalho. Salários menores que os dos homens em funções semelhantes e dificuldades de ascensão para cargos de alta lideranças são alguns dos gargalos identificados.

 O encontro reuniu cerca de 25 lideranças femininas no Espaço Cultural do TCU, Tribunal Contas da União. Os diálogos aconteceram após visita mediada à exposição “Transbordar o Mundo: Os Olhares de Tarsila do Amaral”. O encontro foi organizado pela presidente do Prêmio Engenho Mulher, jornalista Kátia Cubel.

&nbsp...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#debate #desafios #Engenho #feminina #liderança #mulheres #prêmio #TarsiladoAmaral #TCU #Tribunal
Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 - Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 -

Ministro da Fazenda participa de reuniões do Banco do Brics e da área de finanças do G7. Além de impactos econômicos das atuais guerras em curso. Dario Durigan deve levar aos encontros o tema das matérias-primas essenciais à indústria tecnológica.

As negociações sobre minerais críticos e os impactos econômicos das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia serão os principais temas discutidos pelo Brasil nas reuniões do Brics e do G7, disse na terça-feira (12) o ministro da Fazenda do Brasil, Dario Durigan, em entrevista ao programa da TV Brasil. O ministro desembarca nesta quinta-feira (14) em Moscou, onde participará da reunião do Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na segunda-feira (18), ele chega na França para a reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G7, na qual o Brasil participa como país convidado...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #BRICS #críticos #DarioDurigan #FAzenda #G7 #minerais #ministro
Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã -

Entre acusações cruzadas e guerra de narrativas, embaixada paquistanesa em Brasília emite visão do país em relações ao novo relatório da UNAMA

A divulgação de um novo relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), nesta terça-feira, 12 de março, voltou a ampliar a tensão regional entre o Paquistão e o regime Talibã, em meio ao agravamento da violência transfronteiriça e às disputas sobre a utilização de áreas civis em operações militares.

O documento da UNAMA aponta elevado número de vítimas civis decorrentes de operações atribuídas ao Paquistão, especialmente nas proximidades da instalação de reabilitação de dependentes químicos Omid, em Cabul. A publicação, entretanto, passou a ser fortemente contestada por analistas de segurança, grupos antitalibã e setores ligados ao gov...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#acusações #afeganistão #Embaixada #Guerra #Nações #ONU #Paquistão #Talibã #Tensão #UNAMA #Unidas
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In