Dia das mães é celebrado hoje no Brasil
No mundo, o dia é comemorado em datas diferentes e por razões curiosas.
| Oda Paula Fernandes
Hoje é o dias mães. A data é pra lá de especial e é comemorada em várias partes do globo. Em muitos países, depois do Natal, esta é data mais esperada, principalmente pelos comerciantes porque ela movimenta a economia de modo satisfatório. Mas a ideia original de se comemorar o dia das mães não te muita ligação com vendas. Em 1865 a norte-americana Ann Maria Reeves Jarvis organizou o Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães). Ela queria proporcionar carinho e cuidados aos feridos da Guerra da Secessão que havia assolado os Estados Unidos.
Dois anos depois da morte de Ann Maria R. Jarvis, a filha, Anna Jarvis, fez uma homenagem à mãe que coincidiu de ser no segundo Domingo de maio, dia 12, de 1907. Mas, só em 1914 oficialmente foi introduzido ao calendário de homenagens e comemorações oficiais do país.
No Brasil, porém, só a partir de 1932 a data passou a fazer parte do calendário nacional de comemorações e no mundo essa data é comemorada por razões diferentes, em datas ao longo do ano. As histórias são surpreendentes, com motivos peculiares. Desde mulheres mortas em campos de batalha até as que cuidavam de feridos de Guerra, passando por holocausto e dia em que rainha Tailandesa se tornou mãe, em 1970. Confira algumas histórias e veja uma lista com datas de alguns países.
No mês de fevereiro o Reino Unido dedica o quarto domingo da Quaresma – o Domingo das Mães era uma viagem para visitar a mulher ou entidade que lhes deu vida. Por isso, o quarto domingo da Quaresma tornou-se o dia designado para fazer esta viagem e a tradição se mantém até os dias atuais. Israel – Dia da Família/Dia das Mães – 30° dia de Shevat, geralmente fevereiro, teve início com Henrietta Szold que cuidava das crianças vítimas do holocausto, apesar de nuca ter gerado um filho sequer. Isto lhe rendeu uma reputação como a “mãe” de todas as crianças. Na Noruega comemora-se no segundo Domingo.
Em março, Oriente Médio – Equinócio (primeiro dia) de Primavera, 21 de março ficou instituído após o jornalista egípcio Mustafa Amin propor a comemoração inspirado na história de uma mãe e filho ingratos. A data é festejada em todo Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Iraque.
03 de março – Geórgia.
08 de março – Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia, Moldávia.
21 de março – Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos.
Em abril ou maio Nepal – Último dia do mês Baishakh (abril ou maio) – veio de antiga tradição hindu, de homenagens para as mães viúvas e mortas com peregrinação até as lagoas Mata Tirtha perto de Katmandu, em grande festival que é realizado na aldeia. Doces e presentes são oferecidos por crianças como demonstração de apreço pelas mães.
07 de abril – Grécia.
Maio é o mês que apresenta o maior número de países em festa pelas mães.
1º Domingo – África do Sul, Cabo Verde, Espanha, Hungria, Lituânia, Moçambique e Portugal.
2º Domingo – Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Suíça, Taiwan, Turquia, Uruguai, Venezuela e Zâmbia.
10 de maio – México, Guatemala, Hong Kong, Malásia, Qatar e Singapura.
15 de maio – Paraguai.
26 de maio – Polônia.
27 de maio Dia das Mães nacional da Bolívia – é uma homenagem às mulheres que foram à guerra, em proteção de seus filhos e maridos, na luta de independência de Espanha no século 19. O legado dessas contribuições vive graças a uma lei nacional aprovada em 1920, tornando o dia das “Heroínas de Coronilla”.
Último domingo de maio – França, Haiti, República Dominicana e Suécia.
Em agosto, no dia 12, Tailândia celebra o dia das mães, que é o aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit.
15 de agosto – Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención de Maria)
Em outubro, no 2º Domingo, Argentina e no 3º domingo a Bielorússia
Em 08 de dezembro, Panamá e duas semanas antes do Natal, a Iugoslávia comemora o dia das mães.