O objetivo foi debater a paridade de gênero na administração pública
A Embaixadora da Austrália no Brasil, Sophie Davies, compareceu ao 1º Encontro Nacional de Mulheres de Carreira de Estado, realizado na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília. O evento, aberto no dia 13, contou ainda com as presenças nas embaixadoras da Suécia, Karin Wallensteen; da República Tcheca, Pavla Havrlíková; do Haiti, Rachel Coupaud e de Gana, Abena Busia.
É a primeira vez que mulheres integrantes de carreiras de Estado e assemelhadas se reúnem para discutir os desafios comuns à construção de uma agenda de paridade de gênero para a administração pública brasileira no nível federal, em particular em carreiras de Estado. A discussão insere-se em ambiente nacional que propugna pela diversidade no ambiente de trabalho e reflete também tendência, verificada em países da América Latina, de promoção da equidade de gênero no seio do funcionalismo público.
Sobre o Encontro Nacional de Mulheres de Carreira de Estado
O 1º Encontro Nacional de Mulheres de Carreiras de Estado teve como principais objetivos debater e construir proposta para enfrentar os desafios para a construção de uma agenda de paridade e equidade de gênero nas carreiras da administração pública brasileira no nível federal: acesso, promoção e permanência, considerando as interseccionalidades de raça, geração, identidade de gênero e capacidades. O evento teve início na manhã de segunda-feira (13/11) e terminou na terça-feira (14), na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
Participaram da abertura do encontro as ministras Esther Dweck (Gestão), Cida Gonçalves (Mulheres) e Anielle Franco (Igualdade Racial); a presidente da Enap, Betânia Lemos, a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, e a secretária-executiva da Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos (OEA), Alejandra Mora Mora. Na mesma ocasião, Betânia Lemos e Illana Tombka assinaram a adesão da Enap à Rede Equidade, do Congresso Nacional.
O evento foi uma realização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e da Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB) – em parceria com a Ministério das Mulheres e a ONU Mulheres – e do qual participam diversas associações representativas de carreiras de estados. O encontro foi até o final da tarde do dia 14, quando foi encerrado com palestra magna proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.