Por Barbara Mussili
Se na sua opinião a experiência de viagem passa pela gastronomia, você está no post certo. Afinal, também se conhece uma cidade pelos seus sabores e aromas, não é mesmo? Pensando nisso, selecionamos dez opções de restaurantes que se destacam não somente pela qualidade de seus pratos, mas também pelo ambiente, decoração e, claro, bom atendimento.
Tem um pouco de tudo: comida chilena, peruana ou internacional. Você também pode escolher por especialidade: carnes, frutos do mar, massa ou pizza. Restaurantes tradicionais e inovadores. Que atraem chilenos e estrangeiros. Para ajudar na escolha, informamos também a localização por bairro e uma ideia de preço.
Aquí Está Coco
Coco Pacheco é o nome do chef fundador deste restaurante com raízes chilenas em Providencia. Tradicional? Sim, mas também inovador na concepção com materiais reciclados e no DNA gourmet de toda uma família que se dedica à gastronomia. Ideal para quem quer provar as delícias do mar e com opções para os carnívoros, como diz o menu. Não é um restaurante relativamente barato, mas proporciona uma experiência diferenciada. Vale fazer um tour pelos ambientes para conhecer os detalhes da sua decoração.
O arroz “coco”sai por $ 9.100 e a merluza salsa de angulaspor $ 15.400.
Liguria
Com uma história de mais de 25 anos, a ideia do Liguria é fazer você se sentir em casa. A comida é típica, o astral é urbano e descontraído. A decoração é vintage, resgatando aspectos culturais do país através de fotos antigas, objetos, referências literárias e musicais. Existem três lojas em Providencia, mas a dica é conhecer o espaço mais novo que fica em Lastarria, em um casarão reformado com vários ambientes temáticos. Recomendamos de entrada a pichanga a la chilena($ 9.900) com um pisco sour($ 4.000). Além de pratos principais, também tem opções de sanduíches. A carta de cervejas e vinhos é bem variada.
Mestizo
O nome dá a pista: aqui temos os clássicos da comida chilena com toques à espanhola, em versões mais sofisticadas. O ambiente é rústico e, ao mesmo tempo, moderno. Sua localização no Parque Bicentenário (Vitacura) é um convite para fazer uma dobradinha e desfrutar a natureza no final da tarde, depois do almoço. O ragú de asado de tira sobre ñhoquis trufados sai a $ 11.400 e o atún sellado en especias, a $ 12.900.
Nolita
A inspiração do Nolita vem de um bairro italiano de Nova York . Logo, as massas e os frutos do mar são os destaques da casa que se apresenta como de comida ítalo-americana. A decoração de uma de suas filiais, na Isidora Goyenechea, lembra o estilo art-déco com muitas telas abstratas e esculturas. Inclusive, uma das mesas está sustentada por uma das charmosas vaquinhas da Cow Parade numa versão estilizada de Elvis Presley. A outra opção é a filial de Lastarria. Uma tradicional massa napolitana recheada com carne custa $ 10.500.
La Mar
Se eu fosse você, não iria embora do Chile sem comer um ceviche e tomar um pisco… peruanos! Eis aqui uma autêntica cebichería peruana cuja matriz em Lima está na lista dos cinquenta melhores restaurantes latino-americanos de 2017. A filial em Santiago, localizada em Vitacura, não fica atrás. É um verdadeiro festival de diversidade. A pedida, lógico, é a degustação de ceviche ou a plancha marinerade frutos do mar ($ 16.800), ambos para compartir. E para completar o pecado da gula, um suspiro limeño($ 5.800).
Baco
O deus do vinho tem um lugar em Santiago à altura, em Providencia. O Baco é um típico bistrô que, além de pratos deliciosos e acessíveis, dispõe de grande variedade de vinhos em garrafa ou taça. Na decoração, as inúmeras vinícolas e seus rótulos espalhados pelo salão. Trata-se de um restaurante tradicional, frequentado por chilenos que prezam a boa conversa e costumes locais. Não é sofisticado, mas preserva a formalidade. Não tem wi-fi, não cobra gorjeta e serve água sem que seja necessário pedir. Um dos nossos pratos favoritos é o pato: confit de canard($ 11.000). Também recomendamos o tarte tatín ($ 4.500), uma maravilhosa sobremesa.
Km0
Uma opção na Isidora Goyenechea, o restaurante está localizado no subsolo do Hotel W e impressiona por seu gigante paredão de vinhos que acompanha a altura do andar superior ao restaurante. A especialidade de seus pratos recorre à gastronomia francesa. Pela localização, é muito procurado por quem está em Santiago à trabalho. O coq au vin($ 9.100), frango cozido em uma redução de vinho cabernet sauvignon, acompanhado do créme brulée($ 4.300), é uma combinação perfeita.
Margó
O Margó foi concebido a partir de uma ideia familiar em La Dehesa. Deu certo e se expandiu para outras duas lojas na badalada Isidora Goyenechea e no Shopping Parque Arauco. A carta traz opções variadas de carne e salada a frutos do mar. Um prato bem típico é a plateada al horno con pastelera de choclo($ 10.800), uma carne assada com o tradicional suflê de milho dos chilenos. Também oferece opções específicas para crianças.
Galindo
Uma boa escolha para quem, além de querer apreciar a comida chilena, estiver por perto do burburinho do bairro Bellavista. O ambiente é simples e os pratos são bem servidos e podem ser compartidos. E se é para curtir refeições típicas e fartas, a sugestão é o filete a lo pobrepor $ 8.100. Para beber, prove a cerveja chilena kunstmann ou a sangria, chamada por aqui de borgoña.
Tiramisú
Por fim, quem resiste a uma pizza bem caprichada? O Tiramisú é um lugar bem concorrido, também na Isidora. Ainda que o espaço seja grande, tem que chegar preparado para encarar fila, mas vale a espera. Primeiro pela pizza e pelo calzone, óbvio. Mas o astral também compensa se você gosta de um ambiente movimentado e moderno. E também há opção de saladas e antepastos. Uma pizza de quatro queijos sai à $ 8.900.