Embaixador Glynne Namulula Michelo é o novo líder dos diplomatas africanos
A embaixada da República da Zâmbia no Brasil anunciou que o embaixador zambiano, Glynne Namulula Michelo, assumiu a liderança do Comitê de Cultura e Mídia do Grupo África no Brasil. Esta nomeação sublinha o compromisso da Zâmbia em promover laços culturais mais fortes entre a África e o Brasil. O diplomata assume a função no lugar da embaixadora de Gana no Brasil, Professora Abena Busia.
O embaixador liderará iniciativas para promover a cultura africana, facilitar o intercâmbio cultural e capacitar artistas africanos e profissionais da comunicação social para mostrarem o seu talento no cenário global. Como presidente, o diplomata da Zâmbia se compromete a lutar para promover uma maior compreensão e valorização da cultura africana no Brasil.
O grupo garante promover a colaboração entre os países africanos para amplificar a voz cultural coletiva do continente. Segundo nota da embaixada da Zâmbia, o comitê tem certeza de que causaremos um impacto significativo e fortaleceremos os laços culturais entre a África e o Brasil. “África é um continente de rica diversidade cultural, expressões artísticas vibrantes e histórias convincentes de valor para se orgulhar e contar ao mundo”, afirma.
A embaixadora Busia diz confiante de que a liderança do Embaixador aumentará a compreensão e a apreciação da rica herança cultural da África no Brasil. “O Comitê é importante para o Brasil devido às fortes conexões e laços entre os dois. “Eles estão realmente tomando medidas fortes para chegar até nós de muitas maneiras e em muitos aspectos, a cultura é um fruto fácil de alcançar”, disse.
O embaixador Michelo expressou a sua mais profunda gratidão à embaixadora Busia pelo seu serviço excepcional como Presidente, pela sua paixão, visão e esforços incansáveis que têm sido fundamentais para o avanço da agenda cultural do Grupo África e de todo o continente.
A cerimônia de entrega foi testemunhada pelo embaixador do Quênia no Brasil, Lemarron Kaanto; pelo embaixador do Zimbabué, Meshack Kitchen; por representantes dos embaixadores do Malawi e do Senegal, todos membros do Comitê da Cultura e dos Meios de Comunicação Social. Todos prometeram o seu apoio à Zâmbia e ao embaixador Michelo como Presidente do Comité.
Fonte: Embaixada da República da Zâmbia