Comemora-se o Prokupac Day no dia 14 de outubro. O evento festivo e cultural acontece há anos em algumas regiões da Sérvia, mas recentemente a data foi institucionalizada e o mundo todo apoia a promoção da Prokupac e dos vinhos feitos a partir dessa variedade.
Comemorações para promover a variedade Prokupac, o “Prokupac Day’ é uma criação de Igor Lukovic , editor-chefe da Vino & Fino Magazine. Tem como objetivo chamar a atenção para a variedade de uva autóctone da Sérvia, fortalecer a marca (hoje todos lembram e degustam a Prokupac). Até os vitivinicultores aderiram ao projeto aumentando seus parreirais de Prokupac.
Uma das ações do Prokupac Day foi a criação da “Caravana do Prokupac”, formada por apreciadores da variedade, jornalistas e wine influencers que passearam pelas regiões vinícolas produtoras de Prokupac. A Caravana partiu da cidade de Aleksandrovac Zupski, no dia 9 de outubro de 2022. Por toda a Sérvia há grandes eventos programados: atividades em lojas de vinho, vinícolas e restaurantes com degustações guiadas de diferentes estilos, workshops, master class, eventos de harmonização, atividades de mídia social e, claro, venda dos vinhos com desconto. Considera-se brilhante essa tentativa de promover a variedade autóctone, dar-lhe importância nacional e internacional e posicioná-la juntamente a outras variedades vitis viníferas.
A Prokupac é uva de coloração escura, frequentemente usada para elaborar vinhos rosés escuros e intensos. Na região de Shumadija, Temet Winery elabora o Prokupac Boje Lila e outros vinhos em diferentes estilos, ficando o destaque para o Prokupac 2019, que passou por fermentação espontânea e envelhecimento em ânforas grandes. Mais uma vinícola que oferece um bom Prokupac é a Despotika Winery, destaque para o vinho Zmajeviti Prokupac que é frutado e fácil de beber. A Vinarija Virtus elabora um dos melhores vinhos rosés a partir da variedade Prokupac em corte com as variedades Cabernet Sauvignon e Marselan.
Prokupac é a variedade tinta dominante na Sérvia, supostamente desde a Idade Média e é amplamente cultivada. Tem uma tradição antiga de vinhedos. Zhupa é a região vinícola mais importante para a variedade Prokupac com vinhas velhas que têm mais de 100 anos. Sua história registra alternâncias de bons e maus tempos, e hoje está na fase de renascimento, como afirmam alguns jornalistas. Como em toda a Europa, o cristianismo dá ao vinho um lugar importante, especialmente em suas cerimônias religiosas, tornando um contexto favorável para a viticultura. Alguns mosteiros ainda têm vinhedos feudais e mantêm forte tradição vitivinícola ininterrupta desde o domínio romano. A vinícola Grabak , localizada na região de Zhupa, é conhecida por ganhar a primeira medalha de ouro para o vinho Vivak Prokupac 2017.
Dentre as razões pelas quais o Prokupac é uma variedade muito plantada na Sérvia incluem: resistência a baixas temperaturas, maturação tardia, casca grossa que não requer cuidados especiais, videira produtiva (garantindo uma colheita abundante) e carregada com alto teor de açúcar gerando, naturalmente, vinhos alcoólicos no processo da fermentação. É uma variedade suscetível ao míldio e relativamente resistente à podridão nobre do Botrytis Cinerea.
Seu DNA ainda está sendo estudando, mas sabe-se que a Prokupac é o avô da variedade Kadarka. Em cruzamento com a Pinot Noir, são pais da variedade Župljanka e em cruzamento com a variedade Alba Imputotato (originária da Romênia), são pais da variedade Papazkarasi, segundo a escritora Jancis. Robinson no livro “Wine Grapes: A complete guide to 1,368 vine varieties”, Penguin Books Ltd.
Os enólogos modernos têm usado a Prokupac em corte com outras variedades viníferas como Cabernet Sauvignon, Gamay, Merlot e Riesling.
Um festival internacional do vinho é realizado na capital Belgrado todos os anos e os vinhos da variedade Prokupac são as estrelas. O Prokupac Day, que hoje é o evento mais importante para os vitivinicultores e para a divulgação da variedade que já é conhecida, não só na Sérvia, mas também em todo o mundo.
E o Brasil, planta Prokupac?
Sim!
Em Faria Lemos no Rio Grande do Sul, a Vinícola Dal Pizzol implantou o “Vinhedo do Mundo” com 400 variedades especiais de diferentes paises, inclusive a Prokupac. Todo ano a Dal Pizzol organiza com convidados o evento “colheita simbólica” para elaborarem o vinho VINUMMUNDI.
Rachel Alves Massanori Nariyoshi
@rachelalves.professoravinhos