O Royal Tulip Brasília recebeu a terceira edição do Wine Tasting de vinhos sul-africanos, organizado pela Embaixada da África do Sul em parceria com a South Africa Wine DNA. O evento reuniu mais de 90 rótulos de quase 30 vinícolas do país, oferecendo uma imersão na diversidade e qualidade dos vinhos sul-africanos para o público brasileiro.
“Este ano, a África do Sul comemorou seu 365º aniversário como país produtor de vinho. Parabéns aos nossos produtores de vinho ao longo da Rota #62, todos os 850 km dela, por colocarem a África do Sul no mapa como o 7º maior produtor de vinho do mundo, responsável por 4% do comércio mundial de vinhos, discursou Cecília Iturralde, conselheira econômica da embaixada da África do Sul.
Segundo Iturralde, o evento também permitiu aos importadores, distribuidores, sommeliers e a indústria vinícola do Brasil experimentar uma ampla gama de vinhos e espumantes sul-africanos, com a perspectiva de aumentar a presença de vinhos sul-africanos em supermercados, hotéis e restaurantes.
Havia vinhos de vários tipos de uva, estilo e faixas de preço. 98% do que foi apresentado ainda não é importado para o Brasil e a ideia do evento foi justamente divulgar a qualidade dos produtos vinícolas sul-africanos para despertar interesse no consumidor brasileiro e, consequentemente, atrair os olhares dos importadores de vinho. Porto a Porto, My Winery e Domno Wines foram as três importadoras presentes no evento que apresentaram rótulos já trazidos e comercializados no Brasil.
Entre os destaques da degustação estavam os espumantes MCC (Método Cap Classique) da vinícola Genevieve, o emblemático Pinotage François Van Niekerk, e os Chenin Blancs das vinícolas Van Loveren e Perderberg. Além do vinho fortificado Red Muscadel, também da Van Loveren.
O Wine Tasting, de acordo com a embaixada da África do Sul, reforçou as relações comerciais e culturais entre Brasil e África do Sul, além de destacar o potencial dos vinhos sul-africanos para conquistar o mercado brasileiro. Foram convidados para participar dessa edição importadores, sommeliers, proprietários de restaurantes, imprensa, influencers, diplomatas etc. Esteve presente no evento o embaixador da África do Sul, Vusi Mavimbela. Colaboraram no serviço e atendimento os alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília.