Festival mostra o melhor do vinho do cerrado
Rachel Alves Nariyoshi
Nos dias 23 a 25 de junho de 2023 acontecerá no Largo da Matriz em Pirinópolis/GO o festival de vinho do Cerrado brasileiro que contará com a participação de renomados sommeliers realizando degustações guiadas e a presença dos vitivinicultores da região.
O objetivo é divulgar os produtos da “Rota dos Pireneus” que inclui, entre outros, queijos, embutidos, sucos, mel, pães, doces e geleias além, claro, dos excelentes vinhos do Terroir do Cerrado (Goiás e Distrito Federal), todos oriundos da cultura da poda invertida em que a vindima acontece em julho e agosto, diferentemente do tradicional quando a vindima acontece no verão.
Pirinópolis, que fica há 100 km de Brasília, é famosa pelos festivais de inverno porque lá faz muito frio nessa época do ano, mas, dessa vez inovou e planejou um festival diferente. Eu mesma já palestrei em vários outros eventos de vinhos na cidade a convite da Prefeitura com apoio do Sommelier Marcelo Copello e do empreendedor Petrus Elesbão.
Esse Wine Jazz Piri é um evento idealizado pela Vinícola Assunção com apoio da Vinícola Pirineus e tomado forma, isto é, organizado pelo experiente empreendedor Ricardo Trick, que comenta “Wine Jazz Piri é de extrema importância para os produtores locais. Essa é a oportunidade que eles têm para apresentar, em primeira mão, os vinhos da região para todos os visitantes.” Ele aposta no futuro e confirma que esse festival estará no calendário das festividades de Pirinópolis a partir desse ano. “Essa é uma promessa minha para o destino, uma promessa minha para o setor de vinhos”, fala com muito entusiasmo.
Vanessa Leal, secretária de turismo de Pirenópolis, empolgada com o evento fala que “um festival que vem para consolidar e consagrar o terroir do Cerrado e com ele, a Rota dos Pireneus que tem produtos e empreendimentos com experiências turísticas de muita qualidade. Tenho certeza que vai trazer mais olhares para essa potencialidade que Goiás tem e, principalmente, para nossa rota turística de enoturismo.”
Será um festival completo, com programação simultânea durante todo o final de semana como o “Degusta Terroir do Cerrado”, uma degustação de vinhos de 20 vinícolas, em torno de 50 rótulos que acontecerá dentro do Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Das 20 vinícolas, estarão lá: Casa Moura waterloo vineyards, Claraval vinhos e vinhedos, Horus vinhos e vinhedos, Oma Sena Vinhos e Vinhedos, Serra das Galés, Vinhedo Girassol, Vinhedos do Cerrado, Vinícola Alto Cerrado, Vinícola Assunção, Vinícola Casa Matias, Vinícola Monte Castelo, Vinícola Pirineus, Vinícola São Patrício e outras que ainda confirmarão. Terá ainda o primeiro concurso de vinhos “Terroir do Cerrado” cuja degustação será às cegas. Tudo isso embalado pelo jazz do internacional Marcos Nimrichte e do Trio Canindé.
Veja a programação:
23/06 – Sexta-Feira
15h00 – Palestra Dr. Sebastião Ferro – Local: Salão Paroquial
15h30 – Palestra Guillermo César – Local: Salão Paroquial
16h00 – Abertura da Feira Wine Jazz Piri – Local: Largo da Matriz
20h00 – Show Trio Canindé – Local: Largo da Matriz
24/06 – Sábado
10h00 – Abertura da Feira Wine Jazz Piri – Local: Largo da Matriz
12h00 – Concurso Terroir do Cerrado degustação as cegas – Local: Salão Paroquial (Evento Fechado)
15h00 – Palestra Marcelo de Souza – Local: Salão Paroquial
15h30 – Palestra Marcelo Copello – Local: Salão Paroquial
20h00 – Show Marcos Nimrichter Trio – Local: Largo da Matriz
24/06 – Domingo
10h00 – Abertura da Feira Wine Jazz Piri – Local: Largo da Matriz
16h00 – Encerramento do Festival
Serviço
Nome do evento: Wine Jazz Piri 2023
Datas: 23/06/2023 às 16h até 25/06/2023 às 15h
Local: Salão Paroquial – Praça da Matriz, Centro de Pirenópolis/GO
Ingresso: R$120,00