Por Rachel A Nariyoshi
A Espanha é uma nação onde o vinho não é apenas uma bebida: é parte da identidade, da história e do cotidiano. De norte a sul, o país cultiva uma tradição vitivinícola milenar, marcada pela diversidade de uvas, estilos e regiões emblemáticas como Rioja, Ribera del Duero, Toro, Priorat, Jerez e muitas outras.
O vinho está presente nas mesas familiares, nos rituais religiosos e nas diversas celebrações, sempre acompanhado de pratos típicos como as tapas, por exemplo, que representam a convivialidade espanhola, o prazer de compartilhar, conversar e saborear pequenas porções que, unidas, criam grandes experiências. Cada tapa conta uma história, cada vinho carrega o caráter do seu terroir. E foi exatamente esse espírito que encantou a noite do evento Vinos y Tapas, realizado em Brasília no dia 15 de maio, no restaurante espanhol Don León, na 112 Sul.
Com muita honra participamos da encantadora noite Vinos y Tapas, promovida pela Embaixada do Reino da Espanha no Brasil, sob a liderança da Embaixadora Sra. Mar Fernández-Palacios, com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, do selo Vinhos de España e da importadora de vinhos Del Maipo.
A Senhora Embaixadora abriu o evento, deu as boas-vindas e destacou a importância do vinho como uma das manifestações mais autênticas da cultura espanhola. Em sua fala, ela ressaltou que cada taça carrega não apenas o trabalho das vinícolas e a riqueza do terroir ibérico, mas também a essência de uma tradição que une pessoas, gera diálogo e aproxima nações. Com sensibilidade e elegância, a Embaixadora agradeceu a presença do corpo diplomático, autoridades e convidados, enfatizando que momentos como o Vinos y Tapas são oportunidades de celebração e conexão. “O vinho espanhol é uma ponte entre culturas, uma forma de convivência e partilha”, afirmou.
O evento foi conduzido pelo sommelier Eugenio Cue, Diretor da Del Maipo e por Pablo Miranda Roger, CEO da Bodega Réquiem Hispania, localizada em Peñafiel, na região de Ribera del Duero na Espanha que produz vinhos com fermentação espontânea de forma artesanal.
Pablo Miranda é espanhol e tem forte conexão com o Brasil, sendo responsável por selecionar e exportar diversos rótulos espanhóis comercializados pela importadora Del Maipo. É, também, conhecido por dirigir degustações de vinhos no Brasil, compartilhando seu conhecimento sobre os vinhos espanhóis.
Eugenio Cue falou sobre o crescente mercado de vinhos espanhóis no Brasil, destacando o aumento do interesse dos consumidores brasileiros por rótulos de diversos estilos produzidos nas Denominações de Origem da Espanha e o potencial do país como fornecedor de vinhos de alta qualidade. Ele também ressaltou a importância de eventos como o Vinos y Tapas para estreitar laços culturais e comerciais entre os países.
De forma primorosa, Eugenio Cue e Pablo Miranda ofereceram aos convidados da Embaixada do Reino da Espanha no Brasil uma imersão nos sabores e aromas da Espanha, por meio da harmonização entre vinhos cuidadosamente selecionados e um menu especial de tapas típicas. A atmosfera era de elegância descontraída, marcada por hospitalidade, sotaques distintos e a presença expressiva do corpo diplomático.
Fomos recepcionados com taça de Cava Freixenet Cordón Negro, seguido dos vinhos:
- Aradon Branco (60% Viura, 40% Garnacha Blanca – D.O. Rioja)
- Charlatan Rosé (Garnacha Tinta – D.O. Cigales)
- Re Minor Tinto (Tinto Fino – D.O. Ribera del Duero)
- Iturria Tinto (90% Tinta de Toro e 10% Garnacha – D.O. Toro)
As Tapas e pratos típicos espanhóis servidos foram:
- Tapa de bacalhau, jamón e lula
- Croqueta de jamón, bolinho de bacalhau, tortilla
- E para finalizar, a clássica e saborosa paella
A iniciativa foi mais do que um evento: foi uma celebração cultural, reforçando os laços entre Brasil e Espanha por meio da diplomacia, do vinho e da gastronomia. Um verdadeiro tributo à riqueza da Espanha, capaz de reunir pessoas em torno de sabores que ultrapassam fronteiras.
Agradecemos pela oportunidade de brindar essa noite com tanto sabor e tradição.
Saúde!
@rachelalves.professoradevinhos