“As premiações são importantes porque o consumidor entende que aquele produto foi degustado por um grupo de experts. E é por meio dos concursos que o mundo conhece nossos vinhos”, diz o enólogo, Professor Edegar Scortegagna que sempre participada dos concursos. Só em março desse ano aconteceram 4 concursos internacionais: o Vinalies Internationales, o Citadelles du Vin, o Concurso Internacional de Vinhos Bacchus e o International Awards Virtus, onde os vinhos espumantes brasileiros arremataram 22 medalhas.
Em Paris, no Vinalies Internationales, foram 3.340 amostras de 45 países. 5 medalhas para espumantes brasileiros das vinícolas Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooperativa Vinícola Aurora e a Domno do Brasil.
Ainda na França, em Bordeaux, no concurso Citadelles du Vin, foram 800 amostras de 40 países. Ao Brasil foram conferidas 5 medalhas para os vinhos espumantes das vinícolas Cooperativa Vinícola Garibaldi, Domno do Brasil e a Vinícola Campestre.
Em Madri, no Concurso Internacional de Vinhos Bacchus foram 1.650 amostras de 20 países. 5 medalhas foram conquistadas para as seguintes vinícolas brasileiras: Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooperativa Vinícola Aurora, Vinícola Nova Aliança, Domno do Brasil e a Vinícola Campestre.
E em Lisboa, no International Awards Virtus, foram 462 amostras de 7 países. Conferidas 7 medalhas para os vinhos espumantes das vinícolas Cooperativa Vinícola Garibaldi, Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Aurora e Domno do Brasil.
Então é assim mesmo, onde há vinho espumante brasileiro, há premiação!
E para nós, qual a importância da premiação?
Além da promoção e do reconhecimento do vinho espumante brasileiro pelo mundo afora, uma etiqueta ou um selo de premiação na garrafa atrai a atenção do consumidor, valorizando aquele líquido.
O vinho espumante é o caso de sucesso da indústria vitivinícola brasileira. Tem características e estilos próprios, bem brasileiros, pois são festivos, alegres e descontraídos. Tem posição única, pois é fácil de beber e pode ser degustado sozinho, com antepastos ou acompanhar toda uma refeição. Com seus aromas delicados é uma bebida que afaga o coração e instiga a imaginação. Quer testar?
Tim-tim!
Belo artigo informativo de conhecimentos sobre espumantes. Muito interessante para uma boa leitura.
Ótimo artigo. Muito instrutivo e interessante!
Obrigada por compartilhar seus saberes, Mestra Rachel Alves.
Texto esclarecedor, de fácil leitura em que pese as múltiplas informações.
Belo artigo Rachel bom
que seja divulgado nos que estamos no mundo do Vinho já alguns anos e que acompanhamos essa evolução dos Espumantes Brasileiros principalmente em Pinto Bandeira sentimos falta dessa divulgação é muito esclarecedor seu artigo que venham muitos . Parabéns tb a nossa amiga Lis tb pelo excelente trabalho que vem realizando na revista Embassy.
Parabéns Raquel. Belo artigo com ótimas informações. Tim tim .