Rachel Alves Nariyoshi
Por conta da pandemia do Covid-19, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) reinventou-se e, excepcionalmente neste ano, transmitiu ao vivo, dia 07 de novembro de 2020, a XXVIII Avaliação Nacional de Vinhos, safra 2020, diretamente do Vale dos Vinhedos pelas plataformas de compartilhamento de vídeo da Internet no sábado.
A Avaliação Nacional de Vinhos é o maior evento de degustação de vinhos de uma única safra do mundo. Agora, on-line pela Internet, ganhou proporção ainda maior. E qual foi a vantagem?
Falo por mim: Não foi necessário pegar avião, pagar transfer de Porto Alegre até Bento Gonçalves/RS, reservar hotel. Fiz a mesma avaliação de todo ano, só que no conforto de minha casa. Entendo que nesse formato digital mais pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o vinho nacional.
Acredito que tenha sido a avaliação mais democrática que já aconteceu dentre as 27 versões anteriores. Democrática porque todos os que quiseram, acompanharam independentemente de terem adquirido ou não o kit das amostras finalistas que foram degustadas on-line. Foram vendidos 700 kits (16 garrafinhas de 187 ml) e despachados para Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além do Chile e Uruguai.
Enquanto os jurados/convidados degustavam e comentavam ao vivo cada uma das 16 amostras da Safra 2020, nós, os apreciadores acompanhávamos de casa degustando o mesmo vinho.
A Avaliação Nacional de Vinhos, presencialmente, acontece desde 1993 em Bento Gonçalves/RS. É, de fato, uma degustação da seleção já feita anteriormente, às cegas, seguindo as normas internacionais de avaliação. Acontece assim: Técnicos da ABE e da Embrapa Uva e Vinho coletam as amostras. Em seguida, outros técnicos fazem a análise sensorial e físico-química dos vinhos, selecionando, finalmente, as 16 amostras mais representativas do ano que formariam o Kit, despachado para a casa dos interessados.
A seguir, revelamos quais são os vinhos do kit, isto é, as 16 amostras que foram degustados na Avaliação Nacional de Vinhos, divulgando assim os melhores do Brasil da safra 2020:
Categoria vinho base espumante
Chardonnay, da Cooperativa Vinícola Aurora – Bento Gonçalves/RS
Riesling Itálico/Chardonnay/Pinot Noir, da Chandon do Brasil – Garibaldi/RS
Pinot Noir, da Casa Valduga – Bento Gonçalves/RS
Categoria branco fino seco não aromático
Riesling, da Cooperativa Vinícola Garibaldi – Garibaldi/RS
Chardonnay, da Cooperativa Vinícola Aliança – Santana do Livramento/RS
Categoria branco fino seco aromático
Sauvignon Blanc, da Vinícola Família Lemos de Almeida – Vacaria/RS
Moscato Giallo, da Vinhos Hortência – Flores da Cunha/RS
Categoria vinho rosé fino seco
Cabernet Sauvignon, da Vinícola Almadén – Santana do Livramento/RS
Categoria vinho tinto fino seco jovem
Merlot, da Vinícola Salton – Bento Gonçalves/RS
Categoria tinto fino seco
Tannat, da Casa Perini – Farroupilha/RS
Cabernet Franc, da Vinícola Don Guerino – Alto Feliz/RS
Tannat, da Família Bebber – Flores da Cunha/RS
Merlot, da Pizzato Vinhas e Vinhos – Bento Gonçalves/RS
Merlot, da Vinícola Cave de Pedra – Bento Gonçalves/RS
Tannat/Cabernet Sauvignon/Cabernet Franc, da Casa Venturini – Flores da Cunha/RS
Touriga Nacional/Tempranillo/Petit Verdot/Merlot/Cabernet Sauvignon/Tannat, da Vinícola Miolo – Bento Gonçalves/RS
Mas só para esclarecer, a Avaliação Nacional de Vinhos não é um concurso, é uma avaliação da safra, alguns ainda em estágio de elaboração, por isso, precisa ser avaliada durante o ano em curso. É única no mundo neste formato e, para quem acompanha, permite avaliar a crescente evolução do vinho brasileiro.
Agora é só aguardar a venda desses vinhos para que validemos se são realmente bons e soberanos.
https://www.facebook.com/rachel.alves.professora.vinhos
https://www.instagram.com/rachelalves.professoravinhos