Embaixador Bui Van Nghi comemora a data apresentando as conquistas do Vietnã e as perspectivas para 2025
A exibição de um vídeo retratando a formação e o desenvolvimento político e as conquistas das relações internacionais vietnamitas no ano de 2024 abriu o evento de comemoração do aniversário de 95 anos da fundação do Partido Comunista do Vietnã, nesta quinta-feira (6), na sede da embaixada vietnamita, em Brasília. Em seu discurso, o Embaixador do Vietnã no Brasil, Bui Van Nghi, enfatizou que para além de uma data importante para o país e que simboliza o valor de um povo, o Dia da Fundação do Estado Socialista, é também uma oportunidade para fortalecer a solidariedade e o entendimento mútuo entre os amigos internacionais e os vietnamitas.
“Após quase 40 anos de implementação da Renovação, o Partido tem persistido na liderança do país rumo ao desenvolvimento sustentável, avançando gradualmente para uma integração mundial mais ampla. De um país pobre e atrasado, o Vietnã se levantou para se tornar uma das economias mais dinâmicas, com relações diplomáticas estabelecidas com 194 países e territórios”, explicou Bui Van Nghi.
Nghi explicou que a fundação do Partido Comunista do Vietnã teve origem nas grandes transformações do cenário internacional e nacional. No final do século XIX, o capitalismo entrou na fase imperialista, levando à expansão colonial e à exploração dos trabalhadores. A vitória da Revolução Russa de Outubro (1917) e o surgimento da Internacional Comunista (1919) abriram um novo caminho para os movimentos de libertação nacional, incluindo o Vietnã.
“Diante da necessidade de unificar as forças revolucionárias, foi realizada, no início de 1930, a Conferência de Unificação das Organizações Comunistas, sob a presidência de Nguyễn Ái Quốc, resultando na fundação do Partido Comunista do Vietnã em 3 de fevereiro de 1930”, acrescentou o diplomata. Esse foi um marco histórico na revolução vietnamita, assinalando o surgimento de uma organização líder na luta pela independência nacional e na construção do socialismo.
Em seu discurso, o embaixador afirmou que em 2025, o Vietnã entrará na era do desenvolvimento, da prosperidade e da força sob a liderança do Partido Comunista, construindo com sucesso um país socialista “onde o povo seja próspero, o país seja forte, e a sociedade seja democrática, justa e civilizada, sendo um amigo e parceiro confiável e responsável com a comunidade internacional”. Segundo Nghi, este também é um ano de grande importância, um ano para acelerar, avançar e alcançar o objetivo de cumprir com êxito o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social de 5 anos 2021-2025, um ano de muitos eventos significativos para o Vietnã
Relações Bilaterais – As relações entre o Vietnã e o Brasil têm sido constantemente reforçadas e se desenvolvido de maneira robusta, tornando-se uma das relações mais importantes do Vietnã com a região da América Latina. A Embaixada do Vietnã no Brasil sempre se esforça para promover a cooperação bilateral nos campos econômico, comercial, cultural e educacional, contribuindo para o desenvolvimento comum de ambos os países. Nos próximos tempos, esperamos continuar a intensificar as atividades diplomáticas, conectar empresas e promover intercâmbios culturais para que a amizade entre os dois países se torne cada vez mais forte.
Ministra- A , sublinhou que o papel do Partido Comunista do Vietnã para a prosperidade e inclusão do país é referência para todo o mundo. “Hoje, o Vietnã tornou-se uma das nações que mais se desenvolve no mundo e retirou a maioria da sua população da pobreza. Tive a honra de, em 2023, visitar o Vietnã pela primeira vez, fiquei muito encantada com o país, pela sua beleza, pelo seu povo acolhedor e carinhoso e pelo destaque também das mulheres vietnamitas”, disse Santos.
Lembrou ainda que atualmente as relações Brasil-Vietnã foram de uma parceria abrangente para uma parceria estratégica. “Neste 2025, vamos lutar para aprofundar o converso bilateral, e vamos participar do Seminário de Cooperação Econômica Vietnã-Brasil-SP para expandir nossa agenda bilateral”, finalizou.
Ana Prestes, Secretária de Relações Internacionais do PCdoB, destacou que, desde sua fundação, o Partido Comunista do Vietnã (PCV) “liderou vitoriosamente a nação na luta contra o fascismo japonês, o colonialismo francês e o imperialismo estadunidense”.