Em celebração da data nacional, embaixadora Pham Thi Kim Hoa enaltece as relações bilaterais e anuncia a visita de uma missão vietnamita ao Brasil
A embaixada do Vietnã comemorou, no dia 12, em Brasília o 78º aniversário nacional do país. Em seu discurso, a embaixadora Pham Thi Kim Hoa lembrou que seu paises estabeleceu relações diplomáticas com 192 nações; e cresceu para se tornar uma economia dinâmica líder na Ásia-Pacífico. A nação, segundo a diplomata, “ é um elo importante em muitas ligações econômicas, acordos de comércio livre, cadeias de produção regionais e globais”.
Pham Thi Kim Hoa reforçou ainda que o Vietnã é um país de paz, amizade, cooperação e desenvolvimento, que cumpriu com sucesso muitas responsabilidades em fóruns multilaterais, implementando objetivos de desenvolvimento, protegendo os direitos humanos e contribuindo ativamente para preservar a paz mundial.
Ao tratar das relações diplomáticas com o Brasil, Pham Thi Kim Hoa enfatizou que, em 2022, o volume de negócios comercial chegou a quase 7 bilhões de dólares. A diplomata, durante o evento, anunciou que o primeiro-ministro Pham Minh Chinh visitará o Brasil em 26 de setembro. O mandatário vietnamita se encontrou com o presidente Lula em maio deste ano, durante a reunião do G7, no Japão.
Em nome do governo brasileiro, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros Eduardo Paes Saboia salientou que o Dia Nacional do Vietnã deste ano foi particularmente importante pois o Brasil receberá essa comitiva oficial do Primeiro-Ministro Pham Minh Jinh “com uma delegação impressionante incluindo sete Ministros e outros funcionários da alto escalão. “A visita será um marco importante na relação entre Brasil e Vietnã”, afirmou Saboia, reforçando as boas relações bilaterais que completam 35 anos em 2024.
De acordo com o diplomata, a relação diplomática entre Brasil e o Vietnã é baseada na amizade e no respeito mútuo. Com grande potencial e uma economia forte em crescimento, o Vietname tem sido um dos parceiros de longo prazo do Brasil no Sudeste Asiático em áreas como segurança alimentar, energia, turismo, cultura, cooperação empresarial, intercâmbio de pessoas, cooperação em fóruns multilaterais.