Uma celebração antecipada lembrou nesta terça-feira (01) mais um ano da revolução vietnamita, ocorrida em 02 de setembro de 1945. Em Brasília, participaram da cerimônia a embaixadora Pham Thi Kim Hoa (foto) e todos os funcionários e familiares da embaixada e o Escritório do adido militar. A chefe de missão enviou o artigo às agências de notícias locais com o conteúdo sobre o progresso forte do Vietnã na gloriosa revolução de 75 anos, atingindo a meta de “Gente rica, país forte, democracia, justiça e civilização” e afirmou os esforços do Vietnã para fortalecer e aprofundar uma parceria abrangente com o Brasil – principal parceiro do Vietnã na América do Sul.
Em seu discurso, Kim Hoa afirma que os últimos 75 anos testemunharam as transformações históricas do Vietnã, “de um país dividido para um país reunificado, de um país fortemente afetado pelas guerras para um novo Vietnã, com novas fisionomias e novo perfil na arena internacional e está alcançando o objetivo de ter um povo rico, um país forte, democrático, justo e civilizado.
Segundo a embaixadora, apesar de muito afetada pela pandemia, a economia do Vietnã continua estável, o PIB no primeiro semestre de 2020 ainda alcançará um crescimento positivo, chegando a quase 2%. O superávit da balança comercial foi de quase 11 bilhões de dólares. “Até agora, o Vietnã tem sido capaz de controlar a epidemia e é altamente apreciado pela comunidade internacional como um modelo anti-epidêmico razoável, eficaz e de baixo custo, apoiado pela população”, disse Kim Hoa.
A embaixadora afirmou que, enfrentando situações complexas na epidemia, o Vietnã intensificou as atividades diplomáticas e a cooperação internacional com muitas formas inovadoras e flexíveis, fornecendo suprimentos e equipamentos médicos para 40 países e organizações. “O futuro do Vietnã anda de mãos dadas com a paz, a estabilidade, a cooperação e a prosperidade compartilhada na região e no mundo”, garantiu Kim Hoa.
De acordo com a diplomata, com uma integração internacional proativa, o Vietnã assumiu inicialmente com sucesso o papel de presidente 2020 da ASEAN, presidente da AIPA41 e membro não permanente do Conselho de segurança das Nações Unidas, incluindo um bom desempenho como presidente do Conselho de segurança das Nações Unidas em janeiro de 2020 com muitas atividades e iniciativas importantes prontamente.
Até agora, de acordo com Kim Hoa, o Vietnã estabeleceu relações diplomáticas com 189/193 estados membros das Nações Unidas; estabeleceu uma estrutura de relacionamento estável e de longo prazo com 30 parceiros estratégicos e abrangentes, criando uma base sólida para o Vietnã e outros países para melhorar a cooperação para o benefício de cada país e para a paz regionalmente e internacionalmente.
Brasil – As relações econômicas entre o Vietnã e o Brasil, segundo a embaixadora, continuaram melhorando com o aumento do comércio bilateral. “O valor do comércio bilateral atingiu cinco bilhões de dólares em 2019 e 1,6 bilhões de dólares nos primeiros cinco meses de 2020, tornando o Vietnã o segundo maior parceiro comercial do Brasil na Ásia”, afirmou Kim Hoa. A embaixadora terminou seu discurso reafirmando os esforços do Vietnã para fortalecer e aprofundar a parceria integral com o Brasil, sendo hoje o principal parceiro do governo vietnamita na América do Sul.