Nos últimos 74 anos o Vietnã testemunhou transformações históricas, se tornando um país reunificado, com novas fisionomias e novo perfil na arena internacional. Essa foi uma das afirmações do Embaixador do Vietnã no Brasil, Do Bah Koa durante a comemoração da Data Nacional do país, na última quarta-feira (28), em Brasília.
Durante o evento, que contou com a presença de membros do governo brasileiro e do corpo diplomático, o embaixador discursou e falou sobre o processo de Renovação (Doi Moi), realizado nos últimos 33 anos no país. De acordo com Do Bah Koa, esse movimento trouxe ao Vietnã muitas conquistas históricas importantes. “A estabilidade na segurança política, ambiente de negócios favorável, equilíbrio entre o crescimento econômico e implementação de metas de desenvolvimento sustentável”.
Para o embaixador, isso conquistou a confiança de líderes e empresários estrangeiros, tornando-se um destino atraente para investidores e visitantes internacionais. Os laços com outros países também foram reforçados pelo embaixador, que citou a parceria do país com 27 parceiros, cada vez mais consolidados e aprofundados. “Com compromissos específicos e ações concretas na defesa da paz nas regiões, o Vietnã foi eleito, em junho deste ano, por 192/193 países como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU para o período de 2020-2021”.
O embaixador relembrou o apoio do Brasil durante essa conquista na ONU e ressaltou a parceria entre ambos. “Para o Vietnã, o Brasil tem sempre sido parceiro de primeira importância na América do Sul. Os dois países continuam a valorizar a sua tradição no apoio recíproco ao desenvolvimento socioeconômico e no apoio mútuo em fóruns regionais e internacionais”.
As recentes visitas do vice-presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Uong Chu Luu, ao Brasil, e da Ministra Tereza Cristina do MAPA ao Vietnã, foram salientados por Do Bah Koa, ilustrando o aprimoramento da cooperação entre ambos. “A nossa relação econômica continua crescendo através do comércio bilateral, que gerou 4,5 bilhões de dólares em 2018 e transformou o Vietnã no maior parceiro comercial do Brasil na ASEAN e o quinto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia”.
Segundo o embaixador, as perspectivas são que m 2019 o comércio bilateral chegue a 5 bilhões de dólares. No entanto, ele afirmou que a cooperação em algumas áreas, como agricultura, tecnologia, aviação civil, educação e defesa nacional, ainda são espaçosas e exigem mais esforços dos governos e das empresas dos dois países.