Vários foguetes caíram neste domingo (26/1) perto da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá, capital do Iraque, informaram duas fontes da segurança à AFP. Jornalistas da AFP ouviram explosões vindas da margem ocidental do rio Tigre, onde estão localizadas a maioria das representações diplomáticas estrangeiras na capital iraquiana, além de inúmeras instituições oficiais.
As forças de segurança do Iraque disseram em comunicado que cinco foguetes atingiram a Zona Verde de alta segurança, sem deixar vítimas. O ataque ocorreu dois dias depois que milhares de pessoas se concentraram em Bagdá em resposta a um pedido do clérigo populista Moqtada Sadr para exigir a expulsão de tropas americanas do Iraque.
A presença militar dos EUA tem sido um tema quente no Iraque desde que um ataque norte-americano matou o general iraniano Qassem Soleimani e um comandante iraquiano perto do aeroporto de Bagdá em 3 de janeiro. O ataque deste domingo foi o último de uma série de ataques com foguetes este mês contra a Zona Verde, onde também está localizado o Parlamento iraquiano.