A embaixadora Fiona Flood prestigiou o evento voltado para a cultura e a arte.
A embaixadora da Irlanda no Brasil, Fiona Flood, abriu no dia 11, o 19º Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul, realizado na Universidade de São Paulo (USP) esta semana. Encontro reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior até o dia 16 deste mês. Foram realizadas palestras nas áreas de cinema, literatura e música. Com a participação de uma variedade de artistas, escritores e acadêmicos irlandeses, o Simpósio marcou 15 anos da Cátedra WB Yeats na USP e 35 anos da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI).
“O ano de 2024 é muito especial, com a vinda de artistas, críticos, escritores e pesquisadores das mais diferentes áreas para fortalecer os laços entre a Irlanda e o Brasil”, afirmou Flood.
No dia 11 de outubro, houve um pré-evento com exposições e entrevistas da poeta e escritora irlandesa Catherine Phil MacCarthy e da artista irlandesa Rita Duffy, aberto ao público no Centro Universitário Maria Antônia da USP.
Rita Duffy está viajando como professora visitante para a América Latina como parte de uma colaboração com nossas embaixadas no México, Argentina e Brasil. Uma das principais artistas contemporâneas a emergir da Irlanda do Norte, seu trabalho explora a identidade, a história e a política irlandesas, por meio de uma lente feminista e homenageando o realismo mágico.
Prefeitura – A embaixadora Fiona Flood e o Cônsul Geral Robert Jackson tiveram, no dia 17, uma reunião com o Secretário de Relações Internacionais, Ricardo Gomyde, e a Secretária Adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, a Embaixadora Maria Auxiliadora. O encontro serviu para uma troca de conhecimentos sobre temas de interesse comum e para discutirem diferentes oportunidades de cooperação bilateral entre a Irlanda e a cidade de São Paulo.
São Paulo é o berço dos estudos irlandeses, na América do Sul, e por muito tempo foi a principal influência na região. A embaixadora aproveitou para anunciar a recente adesão da Irlanda ao Fundo Amazônia e à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza do G20.
Fonte: Embaixada da Irlanda