Ministro das Relações Exteriores envia mensagem de apoio aos cidadãos e de entusiamo em relação ao futuro daquele país
Raquel Pires
A Embaixada do Uruguai sediou, em Brasília, na última sexta-feira (24), a festa pelo 193º aniversário de independência do país, celebrada no dia 25 de agosto. A data foi proclamada pelo líder político uruguaio Juan Antonio Lavalleja que com a ajuda de tropas argentinas, derrotaram os brasileiros. A comemoração foi com apresentações artísticas e comidas típicas.
O Embaixador da Uruguai Gustavo Vanerio ressaltou o progresso que o país vem alcançando há 193 anos. O diplomata transmitiu em seu discurso uma carta enviada pelo Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, especialmente para a comemoração.
Segundo o ministro, a independência uruguaia foi conquistada através de muita luta, além de reafirmar o compromisso do país com seus cidadãos. “Esse sentimento de nação rega a vida de cada um. Ser uruguaio é um sentimento transmitido para outras pessoas que não são e também para nossos filhos e netos. Continuaremos trabalhando na promoção e proteção dos direitos e no cuidado de cada um de vocês. O Uruguai que queremos é construído por todos nós, que estão no país ou no exterior”, escreveu.
A parceria entre Brasil-Uruguai foi reafirmada pelo ministro, que salientou as similaridades entre os dois países e a parceria comercial, especialmente na agricultura. “O Brasil está se mostrando como uma fenomenal potência em agricultura e esse é o eixo de ação comum de ambos os países em organismos como a Organização Mundial do Comércio (OMC)”.
A cantora Uruguaio-brasileira Gabriela Dotti, cantou os hinos brasileiro e uruguaio de forma diferenciada, surpreendendo todos os presentes. A animação da festa também contou com a culinária uruguaia, com vinho, churrasco, empanadas e um sorteio de cinco latas de caviar uruguaio.
História – Antes do descobrimento do Uruguai pelos espanhóis, em 1516, os habitantes daquela terra eram os índios charruas, chanaés e guaranis, entre outros. A primeira colônia se estabeleceu em 1624, com colonizadores eram espanhóis, mas logo os espanhóis expulsaram os portugueses. A colonização do Uruguai foi marcada pela constante disputa entre espanhóis e portugueses.
Em 1800, surgiu o sentimento nacionalista nos uruguaios, que levou o militar uruguaio José Gervasio Artigas a partir para a luta armada, dominando a cidade de Montevidéu de 1810 a 1814. Em 1821, o Uruguai foi ocupado e anexado ao território brasileiro, a partir de uma aliança entre os brasileiros e os portugueses. Em 1825 os brasileiros foram expulsos com a liderança do uruguaio Juan Antonio Lavalleja, ajudado por tropas argentinas, e a independência uruguaia foi proclamada na mesma ocasião.