A embaixadora do Líbano Carla Jazzar, esteve na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 08 e 12 para conhecer a Comunidade Libanesa na cidade e apresentar uma iniciativa de apoio ao povo do Líbano, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, representado pelo embaixador Sidney Leon Romeiro, Diretor do Departamento do Oriente Médio. A divulgação do projeto ‘Unidos pelo Líbano’ foi feito em evento no dia 8, na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com abertura e encerramento do Presidente da entidade, José Tadros. O evento foi organizado pelo Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bittar.
O encontro foi moderado pelo presidente da CCBL, Adel Abourejeili, e contou com a presença do embaixador Romeiro, do Cônsul Alejandro Bittar, do Presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação Brasil-Líbano, Guilherme Mattar, do Vice-Presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Mohamed Murad, do Presidente da Liga Libanesa no Brasil, Roger Bassil, do Nelson Mufarrej Filho e do Diretor da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE)
A passagem da embaixadora Carla Jazzar pelo Rio de Janeiro contou ainda com visitas à sede da Liga Libanesa, à Igreja Ortodoxa São Nicolau, à Igreja Católica Melquita, onde foi recebida pelo Eparca Dom Jorge Khoury, à Igreja Maronita Nossa Senhora do Líbano, onde se encontrou com o Padre Samuel Madel, e ao Clube Monte Líbano.
Mercosul – O fortalecimento da parceria entre o Brasil e o Líbano e a aprovação do tratado de livre comércio entre o país árabe e o Mercosul foram algumas das defesas feitas por senadores e debatedores durante audiência pública da Comissão de Relações Exteriores (CRE), no mês pasado. Os participantes destacaram que o Líbano enfrenta hoje uma das piores crises econômicas e sociais da história do país e precisa de ajuda humanitária internacional para superar a falta de recursos como financeiros, de alimentos e medicamentos. Senadores defendem acordo de livre comércio entre Mercosul e o Líbano.