Embaixador dos EAU fala do sucesso da Expo Dubai, de sustentabilidade e da expectativa da COP28
O embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil (EAU), Saleh Alsuwaidi, recebeu convidados nesta quinta-feira (29) para um almoço de confraternização de final de ano na residência oficial, no Lago Sul, em Brasília. Em um breve discurso, o diplomata elogiou e agradeceu os profissionais da imprensa pela visibilidade e divulgação das atividades realizadas pela embaixada ao longo do ano de 2022. Outros embaixadores e amigos também participaram do evento festivo.
“Este ano foi muito produtivo e tivemos muitas conquistas, principalmente após a Expo Dubai. Além disso, tivemos também um marco importante no crescimento e fortalecimento das nossas relações com o Brasil”, afirmou Alsuwaidi.
O diplomata informou que os Emirados Árabes Unidos, além de sediar, também vão participar da Conferência da COP 28, prevista para o período de 30 de novembro até 12 de dezembro de 2023. O país tem destaque na área de sustentabilidade e na política internacional de combate às mudanças climáticas. Segundo Alsuwaidi, é importante destacar que os EAU foram os pioneiros na criação da primeira cidade totalmente sustentável.
O embaixador dos EAU aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas e desejar boa sorte ao recém chegado embaixador do Reino da Arábia Saudita no Brasil, Faisal bin Ibrahim Ghulam, presente à confraternização.
O embaixador Sidney Leon Romero, Diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, destacou que a amizade e um diálogo fluído são essenciais para o fortalecimento das relações bilaterais. “As relações que o Brasil tem com diversos países árabes é motivo de orgulho. São relações cuja agenda cresce cada vez mais, abrangendo diversas áreas”, relatou.
Romero finalizou seu rápido pronunciamento reafirmando o compromisso em aprofundar as relações bilaterais do Brasil com as nações do mundo árabe e também com a Índia, de forma a explorar e atingir todo o potencial existente entre essas nações amigas. O embaixador lembrou que as relações diplomáticas entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos (EAU) foram estabelecidas em 1974 e desde então as nações usufruem de uma amizade sólida e frutífera em diversos campos.