Para marcar os 130 anos da Imigração Ucraniana no Brasil e 30 anos da Independência da Ucrânia, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati entregou para o Embaixador Rostyslav Tronenko, a Lei que ele sancionou do terreno, em um local muito prestigiado e nobre, com o nome de “Praça Helena Kolody”.
O nome da praça em Londrina, Paraná, foi escolhido pela Embaixatriz Fabiana Tronesko que é uma admiradora da saudosa escritora e poetisa com descendência ucraniana, a qual é muito admirada por todos que conhecem o seu trabalho e que sempre teve orgulho de suas raízes ucranianas.
A praça foi um sonho começado por Fabiana Tronenko e D. Soninha e Estefano Boiko, ainda em 2017, que contou com o apoio de Mariana Magas que se juntou à comissão para que esse sonho fosse possível.
Na reunião, esteve presente o vereador que abraçou o projeto no início, o vereador Wilson Bittencourt e o vereador autor do projeto atual, vereador Eduardo Tominaga. Também esteve presente o arquiteto com descendência ucraniana, Vidal Kovalek que irá ser o arquiteto responsável pelo projeto.
Foram três reuniões on-line, e na última quinta-feira foi a aprovação pela câmara dos vereadores e hoje a sanção do prefeito Belinati com a presença do embaixador na cidade de Londrina.
A noite, os embaixadores se encontraram com membros da comunidade para levar a boa nova, que foi motivo de muita alegria e emoção para todos os presentes. Agradecemos ao prefeito Belinati pela acolhida, amizade que vem crescendo ao longo dos anos e pelo carinho e respeito pela nossa comunidade.