• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 6 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Turquia busca sobreviventes após terremoto; 27 mortes foram confirmadas

31 de outubro de 2020
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
0

Bayrakli, Turquia, 31 Out 2020 (AFP) –  Em Bayrakli, na província turca de Izmir, socorristas tentaram durante toda a noite abrir passagem em uma pilha gigantesca de concreto e aço, os escombros de um edifício residencial de sete andares.

A alguns metros, os socorristas retiraram um corpo sem vida dos escombros, o que provocou os gritos da multidão. “Deixem eu ver quem é”, suplicava um homem, sem notícia de vários parentes.

O terremoto, com intensidade de 7 graus de acordo com o Centro Geofísico dos Estados Unidos (USGS) e de 6,6 segundo as autoridades turcas, aconteceu na sexta-feira à tarde no Mar Egeu, ao sudoeste de Izmir, a terceira maior cidade da Turquia, e perto da ilha grega de Samos. O abalo foi tão forte que também foi sentido em Istambul e Atenas. Além disso, provocou um mini-tsunami que inundou as ruas de Seferihisar, cidade turca próxima do epicentro, e afetou as costas de Samos.

Diante da catástrofe, Turquia e Grécia deixaram as disputas diplomáticas de lado e anunciaram a intenção de uma ajuda mútua. Na Grécia, dois jovens morreram e nove pessoas ficaram feridas. O primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis viajará neste sábado a Samos, onde a situação é “extremamente difícil”, de acordo com a Proteção Civil.

A costa turca do Egeu, densamente povoada, foi a mais afetada. De acordo com o balanço da Gestão de Emergências e Desastres (AFAD), 25 pessoas morreram e 804 ficaram feridas na Turquia. – Quase 500 tremores -Mais de 100 pessoas foram resgatadas vivas do escombros, informou neste sábado o ministro turco do Meio Ambiente, Murat Kurum. Duas mulheres foram salvas 17 horas depois do tremor, segundo o governo.

Em Bayrakli, distrito que tem quase 300.000 habitantes, as autoridades instalaram barracas para que as famílias conseguissem passar a noite no local. Nermin Yeni, 56 anos, estava em casa cozinhando quando a terra tremeu. “Corri para a rua e caí”, recorda, diante da barraca em que passou a noite. Outros, com menos sorte, passaram a madrugada em sacos de dormir sobre a grama e alguns em seus carros.

No bairro, as equipes de resgate pediam silêncio em alguns momentos, com a esperança de ouvir possíveis sobreviventes. Muitos moradores decidiram passar a noite a céu aberto, apesar de suas residências terem resistido ao terremoto. O medo dos tremores secundários é grande: desde o sismo principal na sexta-feira, a terra tremeu quase 500 vezes, segundo as autoridades.

Mais de 6.000 agentes de emergência foram mobilizados na região, informou a presidência turca. – Mini-tsunami -Na ilha grega de Samos, a zona mais afetada na Grécia, o terremoto provocou um mini-tsunami. O nível do mar se elevou a 40 cm sobre as estradas do porto de Vathy, o que provocou danos em vários estabelecimentos comerciais. O secretário de Estado para a Proteção Civil, Nikos Hardalis, qualificou a situação da ilha como “extremamente difícil” e pediu aos habitantes que permaneçam atentos ao risco de tremores secundários.

O Observatório Geodinâmico de Atenas registrou vários tremores desde o terremoto de sexta-feira, o mais forte deles de 4,7 graus durante a madrugada de sábado. As autoridades iniciaram a avaliação dos danos em Vathy e outras localidades da ilha. Também instalaram barracas para quem precisa, afirmou Hardalis. Turquia e Grécia ficam uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo. O fenômeno de sexta-feira provocou os temores do “Big One”, um grande terremoto que atingiria a capital econômica da Turquia.

Em 1999, um tremor de 7,4 graus de magnitude no noroeste da Turquia deixou mais de 17.000 mortos, mil deles em Istambul. Na Grécia, o último terremoto letal havia acontecido em julho de 2017 na ilha de Cos, perto de Samos, e deixou dois mortos.

Tags: GréciasobreviventesTerremotoTurquia
Notícia Anterior

Embaixador de Belarus na Argentina renuncia e diz ter medo de voltar a seu país

Próxima Notícia

Por que a Ásia está melhor que a Europa na pandemia? O segredo está no civismo

Notícias Relacionadas

Casas do assentamento israelense de Psagot, na Cisjordânia, perto de Ramallah e de Al-Bireh - (crédito: Zain Jaafar/AFP)
Mundo

Cisjordânia: Israel anuncia maior expansão de colônias em décadas

31 de maio de 2025
Mundo

Leão XIV defende dignidade a imigrantes e casamento entre ‘homem e mulher’

16 de maio de 2025
Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Próxima Notícia
Maki, Mayu, Koiku and Ikuko, who are geisha, wear protective face masks as they walk to a restaurant after attending a dance class, during the coronavirus disease (COVID-19) outbreak, in Tokyo, Japan. July 13, 2020. Ikuko fears an extended pandemic could prompt some geisha to quit. "Now is the worst of the worst", she said. "How are we going to get through? It'll take all of our body and soul." REUTERS/Kim Kyung-Hoon     SEARCH "GEISHA COVID-19" FOR THIS STORY. SEARCH "WIDER IMAGE" FOR ALL STORIES. - RC26UH9J88EA

Por que a Ásia está melhor que a Europa na pandemia? O segredo está no civismo

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In