Se antes a Croácia passava “despercebida” pelas pessoas, no último mês tudo mudou: o país surpreendeu e, contrariando estimativas de bancos, ficou sob os olhos de todo o mundo ao disputar a final da Copa do Mundo com a França neste domingo.
Ainda que tenha acabado em segundo lugar no torneio, o país tem motivo para comemorar: é a primeira vez em 50 anos que chega à uma final de Copa do Mundo. E não é só no futebol que a Croácia vai bem – o turismo tem feito com que o país se torne cada vez mais conhecido e procurado por turistas, principalmente por conta da costa litorânea do país.
É uma viagem que sai em conta, em comparação aos demais países da Europa: de acordo com o site Quanto Custa Viajar, uma viagem de sete dias para a cidade de Dubrovnik com duração de cinco dias e considerando um perfil econômico de turista, sai por R$ 5.354.
Pouco antes da final da Copa, o órgão de turismo da Croácia aproveitou para divulgar um vídeo em que todos os atletas da seleção comentam sobre as atrações do país que não podem perder – não só turísticas, mas também gastronômicas e que estão entre as favoritas dos locais.
Confira algumas das principais atrações do país, com base no guia de turismo Lonely Planet, que fazem dele uma boa opção para turistas.
Parque Nacional de Plitvice Lakes
Fundado em 1949, ele é o primeiro parque nacional da Croácia e conta com 16 lagos interconectados; no total, ele tem uma extensão de 300 quilômetros quadrados. Ele entrou para a lista de patrimônio da humanidade da Unesco em 1979.
Muralhas da cidade Antiga e Old Town
Dubrovnik, cidade mais turística do país, é medieval, cheia de história – não à toa, foi cenário de Game of Thrones – e inteiramente cercada por muralhas. É interessante hospedar-se dentro delas, onde é possível visitar igrejas, museus e monumentos históricos.
Turistas recomendam também fazer o passeio pela muralha, onde é possível ter uma das melhores vistas da cidade.
Ilha de Hvar, na cidade de Split
A ilha é uma boa opção de passeio para se fazer em um dia, partindo da cidade de Split, também um bom local do país para se visitar. É nesta ilha que fica as famosas praias de Hula Hula e Blue Lagoon.
Praia Banje
Também localizada em Dubrovnik, a praia fica no extremo sul do país e é uma das mais bonitas do país, principalmente por ser ao lado da cidade medieval. Ela é bem estruturada para receber turistas e conta com bares e restaurantes.
Palácio de Diocleciano
Localizado em Split, o palácio foi residência imperial construída pelo imperador Diocleciano nos anos 305 DC, onde passou a viver os últimos anos de sua vida. O templo conta com museus, uma cripta e até um mausoléu. É imperdível para os amantes de arquitetura.