[:pb]Passeio de bicicleta por pontos turísticos de São Paulo é oferecido de forma gratuita pelo projeto Bike Tour SP. Há audioguia em português e inglês. Estrangeiros também participam.
saura Daniel/isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Conhecer alguns dos principais pontos turísticos de São Paulo pedalando e ouvindo explicações sobre a história, a arquitetura e a cultura da cidade. Essa é a proposta do Bike Tour SP, passeio que é promovido gratuitamente aos sábados e domingos em seis regiões da capital paulista. A maior parte dos ciclistas que participam é paulistana, mas turistas de outras regiões do País e do exterior também costumam pedalar.
O passeio foi criado por dois irmãos, André Moral e Daniel Moral, e é executado por meio da empresa social que opera a atividade com a ajuda de patrocínios, apoios e parcerias. Eles andam de bike desde criança e queriam encontrar uma ação que unisse o gosto pelo ciclismo à cultura e à solidariedade. Para participar não é necessário pagar, mas é pedido que os ciclistas levem dois quilos de alimentos, que depois são doados a projetos sociais.
As rotas oferecidas são Avenida Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Novo, Centro Velho, Avenida Paulista e Vila Madalena. As três primeiras têm cinco saídas aos sábados, às 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h, e as três últimas ocorrem aos domingos, com saídas nos mesmos cinco horários. A pedalada acontece em grupos pequenos e diante de cada ponto turístico os participantes escutam explicações sobre o atrativo por um sistema de transmissão de som do tipo audioguia, em inglês ou português.
Na rota da Avenida Paulista, o visitante passa pela Casa das Rosas, Escola Estadual Rodrigues Alves, Avenida Brigadeiro Luis Antônio, Edifício Gazeta, sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Palacete Franco de Mello e Conjunto Nacional. A rota do Centro Velho inclui passagens pela Catedral da Sé, Marco Zero, Praça da Sé, Estátua de Padre José de Anchieta, Solar da Marquesa de Santos, Pateo do Collegio, Viaduto Boa Vista, Viaduto do Chá, entre outros locais.
No Centro Novo a pedalada prevê visitas ao Teatro Municipal, Edifício Copan, Largo do Arouche, Pinacoteca do Estado, Galeria Olido, Galeria do Rock e outros espaços. No trajeto da avenida Faria Lima há atrações como o Esporte Clube Pinheiros, o Shopping Iguatemi, o Largo da Batata e o Instituto Tomie Ohtake. Na rota do Parque Ibirapuera o passeio acontece dentro do parque com seu museu, pontes, planetário e áreas verdes. A hora da pedalada pela Vila Madalena é também a hora de conhecer mais sobre os seus bares, galerias e becos.
Há passeios com opção para as crianças irem puxadas em uma carretinha, para deficientes ou idosos irem em trenzinhos de bikes, nos quais eles não precisam pedalar, e para deficientes usarem handbikes, bicicleta na qual se pedala com a mão. Crianças até seis anos vão em cadeirinhas nas bicicletas e as maiores podem usar as bicicletas sem rodinhas de aro 24. É preciso reservar vaga antecipadamente para os passeios por meio do site do Bike Tour SP.
“A grande maioria, 95%, são paulistanos”, afirma Daniel sobre a demanda para os passeios. Os estrangeiros que já fizeram a atividade são principalmente europeus, de acordo com o fundador da iniciativa. Não é necessário levar a própria bike para participar. As bicicletas e o equipamento de segurança para uso delas são oferecidos pela organização do passeio e ficam em pontos de apoio próximos a cada uma das saídas dos tours.
Daniel conta que a ideia do tour surgiu em 1996, depois que seu irmão foi para Barcelona e conheceu o sistema de audioguia. Na época eles pensaram em usar algo parecido com as bicicletas, mas não havia na cidade de São Paulo uma boa infraestrutura para uso de bikes. Com o incentivo ao uso desse meio de transporte e criação das ciclovias, eles resolveram colocar a ideia em pé, em maio de 2013. Hoje 50 monitores atuam no Bike Tour SP.
Um dos objetivos, desde o início, foi democratizar o acesso à cultura entre a população. Outro foi incentivar a solidariedade por meio das doações. “Para que cada pessoa possa se sentir parte do todo”, afirma Daniel, complementando que a doação acaba incentivando outros atos de solidariedade e caridade entre os participantes.Por meio do projeto é arrecadada uma tonelada e meia de alimentos ao mês. As doações são destinadas ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes (Nabem), que ajuda pessoas com hanseníase e a população carente, e a Missão Cena, que mantém uma creche para receber filhos de usuários de crack.
André Moral é arquiteto graduado em 1997 pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e sócio da empresa Step Revestimentos. Daniel Moral é graduado em Sistemas com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas, sócio do portal e revista Chácara Klabin e fundador do espaço de coworking Eureka.
Serviço:
Bike Tour SP
Passeio de bicicleta em pontos turísticos de São Paulo
Aos sábados e domingos em diferentes horários
Rotas: Avenida Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Novo, Centro Velho, Avenida Paulista e Vila Madalena (todas em SP)
Mais informações e inscrições: http://www.biketoursp.com.br/
Gratuito[:]