País também comemora o 102º Aniversário do “Dia da Vitória“
Na mesma semana em que os turcos celebram o “Dia da Vitória”, data do fim da Guerra de Independência, o governo da Turquia oficializa o interesse do país em aderir ao Brics. Com o pedido, tenta redefinir seu papel no cenário internacional diversificando suas alianças.
O interesse da Turquia em aderir ao Brics não é novo, mas agora é oficial. Se o pedido for aceito, Ancara será o primeiro membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a entrar para o grupo, em um momento em que suas relações com os Estados Unidos e a União Europeia.
O Brics é uma coalizão econômica formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A organização defende uma reformulação das instituições internacionais para refletir o surgimento de novas potências. O Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irã entraram oficialmente para o grupo este ano.
Dia da Vitória – Em Brasília, a Embaixada da Turquia no Brasil sediou, na segunda-feira (2), a comemoração do Aniversário do 102º Dia da Vitória de 30 de Agosto, que pôs fim à Guerra de Independência com o triunfo dos turcos. Depois de lida uma mensagem do Presidente Truco, Recep Tayyip Erdoğan, foram feitos os discursos do Adido de Defesa da Embaixada da Turquia no Brasil, Coronel Yarbay Ensar Öztürk, e do embaixador no Brasil, Halil Ibrahim Akça.
Na mensagem do presidente Recep Erdogan, o dirigente turco afirmava que “nesta data memorável, que é um dos limiares críticos da nossa história, gostaria de parabenizar neste 30 de agosto, Dia da Vitória de nossa gloriosa nação, nossos irmãos cipriotas turcos e milhões de cidadãos de todo o mundo”. Edorgan agradeceu aos compatriotas em missão no exterior”.
Segundo o presidente, a Grande Vitória, marca a data em que a nação turca declarou ao mundo inteiro, “que não aceitará o cativeiro, não deixará que sua vontade seja acorrentada e jamais se comprometerá a viver de forma independente em sua terra natal”.
O Adido de Defesa da Embaixada da Turquia no Brasil, Coronel Yarbay Ensar Öztürk, destacou que o Dia da Vitória é uma oportunidade para partilhar o significado da ocasião, assim como o seu impacto duradouro na nação e no povo. “Neste dia, celebramos a vitória histórica do nosso povo durante a Guerra da Independência da Turquia, um período de luta e sacrifício, uma época em que o espírito indomável da nossa nação se elevou sobre desafios adaptáveis”.
Öztürk lembrou, em sua fala que, tanto a Turquia quanto o Brasil, compartilham a dedicação genuína à assistência humanitária e aos esforços de manutenção da paz, fornecendo ajuda e apoio aos necessitados e contribuindo para missões internacionais de manutenção da paz, assim como uma visão de um futuro de paz, prosperidade e progresso.
“Ambas as nações compreendem e estão comprometidas com a importância de promover a estabilidade, o bem-estar das pessoas e a harmonia dentro e fora das nossas fronteiras. Com base nos nossos valores comunitários, os laços bilaterais entre a Turquia e o Brasil ficam mais fortes a cada dia. Os laços de amizade e cooperação militar entre a Turquia e o Brasil refletem esse compromisso que compartilhamos”, disse.
Já o embaixador Halil Ibrahim Akça enfatizou que desde sua independência, a República Turca tem sido um membro ativo e contribuinte da comunidade internacional, atuando com políticas pacíficas e produtivas nos campos político, econômico, técnico e cultural bilateralmente, bem como através da sua adesão a organizações internacionais como a ONU, a OTAN, o Conselho da Europa, da OCDE, da OIC e da OSCE.
O diplomata turco lembrou que relações diplomáticas com o Brasil, que é país sul-americano é o principal parceiro estratégico da Turquia na América Latina, está progredindo em todos os campos. “Nossos países também têm uma relação próxima entre os Ministérios de Defesa e as Forças Armadas, liderando uma cooperação frutífera e, recentemente, assinamos o Acordo sobre a Corporação de Indústria de Defesa”.