Liz Lôbo
Para comemorar a grande vitória do exército da Turquia contra as forças inimigas que ocuparam o país após a Primeira Guerra Mundial, o embaixador Murat Ates ofereceu uma recepção na sede diplomática, no dia 29. Em seu discurso, o diplomata ressaltou a importância do chamada “Dia da Vitória” que está em sua 100ª celebração. “Tudo começou sob a liderança de Ghazy Mustafa Kemek Ataturk, em Samsun, em 1019, que resultou em uma vitória decisiva e duradoura em 30 de agosto de 1922”, lembrou o diplomata, acrescentando que o fato levou ao estabelecimento da república da Turquia, em 1923.
De acordo com Murat Ates, hoje a Turquia é um país exemplar , com seus valores democráticos e humanitários, sua rica cultura e sua economia em rápido desenvolvimento. Segundo o diplomata, o lema do país é “Paz em casa e paz no mundo”. Com esta abordagem e como membro ativo e contribuinte da comunidade internacional, a Turquia busca bilateralmente políticas pacíficas e produtivas nos campos político, econômico, técnico e cultural, bem como através de sua adesão a organizações internacionais tais como ONU, OTAN, o Conselho da Europa, a OCDE e a OSCE”, discursou o embaixador.
Nestas várias organizações internacionais, a Turquia também participa com sua área militar. Segundo Murat Ates , o país contribui por meio das forças armadas e de segurança para o estabelecimento e manutenção da paz e da segurança em sua região bem como em todo o mundo. “A Turquia está participando e/ou liderando muitas operações de paz através de organizações como as Nações Unidas, a OTAN e a OSCE”, relatou o embaixador.
Murat Ates citou ainda a importância do seu país no estabelecimento de um corredor de grãos e fertilizantes para todo o mundo, graças a um acordo entre as delegações militares turcas, russas, ucranianas e as Nações Unidas.”Um centro conjunto de coordenação foi estabelecido em Istambul com o objetivo de supervisionar este mecanismo”, explicou.
Carta – O Presidente da República turca Recep Tayyip Erdoğan destacou, em carta enviada à Embaixada, que o país se prepara para ocupar um lugar de destaque no cenário global. “Nosso país administrou com sucesso a epidemia de corona vírus, que abalou profundamente toda a humanidade, e, agora, toma medidas para transformar a crise econômica global em uma oportunidade”, dizia a mensagem.