[:pb]
O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, realizou duas visitas oficiais essa semana à Tunisia e ao Marrocos. Hoje (11) em Túnis foi recebido pelo Presidente Beji Essebsi e pelo Primeiro-Ministro Habib Essid. O Chanceler brasileiro manteve reunião de trabalho o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Tunísia, Khemaïes Jhinaoui.
Em Túnis, o Ministro Mauro Vieira ainda prestou homenagem às vítimas do atentado terrorista no Museu Nacional do Bardo, em 2015, e participou do Encontro Empresarial Brasil-Tunísia, organizado em coordenação com a União da Indústria, do Comércio e do Artesanato (UTICA), uma das instituições que compõem o “Quarteto” da sociedade civil tunisiana, vencedor do Prêmio Nobel da Paz no ano passado.
As relações Brasil-Tunísia têm-se intensificado e se diversificado, passando a incluir crescente vertente de cooperação, em especial nas áreas de agricultura, de desenvolvimento social e cidadania e de turismo. Em dezembro de 2014, foi celebrado Acordo-Quadro de Comércio e Cooperação Econômica entre o MERCOSUL e a Tunísia.
Na quinta-feira (10), o ministro Mauro Vieira esteve ao Marrocos, onde manteve reunião de trabalho com seu homólogo, Salaheddine Mezouar, e copresidiu o Seminário Empresarial Brasil-Marrocos, juntamente com o Ministro marroquino da Indústria e Comércio, Moulay Hafid Elalamy.
Ainda em Rabat, o Chanceler brasileiro se reuniu com o Ministro do Transporte do Marrocos, Azziz Rabbah, e se encontrou com a Presidente da Confédération Générale des Entreprises du Maroc (CGEM), Miriem Bensalah-Chaqroun.
Em declaração à imprensa, o Ministro fez referência à visita histórica ao Brasil do Rei do Marrocos, Mohammed VI, em 2004, e defendeu o aprofundamento das relações políticas e econômico-comerciais. Ontem, em Montevidéu, foi aprovado o relançamento das negociações de acordo regional entre MERCOSUL e Marrocos.
Os Chanceleres dos dois países confirmaram o interesse em concluir, proximamente, acordos nas áreas de promoção do comércio e de investimentos e em auxílio jurídico mútuo em matéria penal.
[:]