Inaugurado hoje (20) o “Trem do Pampa” , onde os turistas poderão degustar em vagões especiais durante passeios por esta região especial do Brasil
Por Rachel Alves Nariyoshi
“Trem do Pampa”: imagine um trem onde os passageiros degustam vinhos em seus vagões. Mas, o que significa “Pampa”? É uma palavra indígena que designa região plana, o bioma do Rio Grande do Sul. Essa área é conhecida por seus campos planos.
O Trem do Pampa foi inaugurado oficialmente neste sábado (20), em um trajeto de pura poesia e tradições, vivenciando a Fronteira da Paz de uma forma completamente nova e emocionante. Trata-se de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) moderno, customizado para operações turísticas. Com dois vagões, “Cabernet” e “Tannat” (uvas que se tornaram símbolos dessa região), o trem tem capacidade para 100 passageiros, oferecendo ar-condicionado, poltronas reclináveis, acessibilidade e janelas panorâmicas que permitem apreciar a deslumbrante paisagem dos pampas, com suas vastas planícies e horizontes infinitos.
Rodrigo Marcusse, morador de Santana do Livramento, ligou e disse-me: “Você precisa conhecer o Trem do Vinho no Pampa, na fronteira de Sant’Ana do Livramento, no Brasil, com Rivera, no Uruguai. (Percorre aproximadamente 20 km entre a estação de Palomas (em frente à vinícola Miolo) e a estação de Sant’Ana do Livramento (no centro da cidade de Santana do Livramento)”. Os organizadores anunciaram: “O trem vai passando por vinícolas e parreirais, proporcionando uma viagem de cultura e sabores, a verdadeira essência do Rio Grande do Sul, uma atmosfera festiva e contagiante, repleta de tradições e histórias que farão dessa viagem uma experiência inesquecível”.Ainda não tive a oportunidade de visitar, mas em breve o farei.
O transfer rodoviário, entre a Estação de Sant´Ana do Livramento e a de Palomas, também integra o pacote do Trem do Pampa, o visitante faz primeiro o trecho de trem e volta de ônibus ou ao contrário. Ao longo do percurso, transforma-se em palco para apresentações de músicos regionais pelos clássicos da música gaúcha (cantando ao som de acordes vibrantes que resgatam a alma dessa cultura), dança, encenações e degustações de vinhos. Os passageiros podem se juntar aos músicos e artistas locais, cantando e dançando também em um dos trajetos, porque o outro é de ônibus, incluído no valor do ingresso.
Administrado pela Giordani Turismo, a mesma empresa que gerencia a Maria Fumaça e a Epopeia Italiana em Bento Gonçalves/RS que é uma referência no segmento do entretenimento, o Trem do Pampa tem a missão de divulgar a história e a cultura. É uma oportunidade para conhecer a beleza natural dos Pampas e os encantos do Sul do Brasil. Uma experiência imersiva que une tradição e natureza.
Durante o trajeto, um guia contará histórias sobre a região, indicará o Cerro de Palomas (um cartão postal local), as vinícolas e servirá vinhos e sucos de uvas elaborados pela vinícola Almadén, do Miolo Wine Group. A primeira parada é para visitar o primeiro Wine Free Shop do Brasil, dentro da Vinícola Almadén, com mais de 100 rótulos do Grupo Miolo (Almadén, Miolo, Terranova), além de azeites da Casa Albornoz e passeio pelo deck panorâmico acima dos vinhedos. No Wine Free Shop Almadén, os vinhos são em média 30% mais baratos devido à isenção de impostos. Este roteiro é guiado e oferece uma experiência única e educativa, uma experiência imersiva na cultura gaúcha.
A vinícola Almadén possui os vinhedos de uvas viníferas mais antigos do país. São 450 hectares ocupados exclusivamente por vinhedos próprios cultivados no sistema espaldeira (filas), o maior do Brasil.
As fotos inéditas da chegada/instalação dos trens foram cedidas por Ricardo Alves e as demais pelo jornalista Duda Pinto (@duda_pinto), que agradeço a gentileza.
Serviço:
Início das Viagens: 20 de julho de 2024
Operação: Todos os sábados
Capacidade: Cada vagão comporta 50 pessoas, totalizando 100 passageiros por passeio
Venda de Bilhetes: Site oficial tremdopampars.com.br ou pelo telefone (55) 3965-0088.
Valor: R$ 135,00 por pessoa (crianças até 5 anos, no colo, são isentas)
Desconto para Moradores: 50% de desconto para moradores de Santana do Livramento e Rivera no primeiro ano de funcionamento do Trem do Pampa
Incluso no Bilhete: Visita ao primeiro free shop de vinhos brasileiros e à vinícola Almadén da Miolo Wine Group com degustação, além do transfer rodoviário.