Cantor recebe condecoração pelos 50 anos de carreira na Embaixada da Itália
Liz Lôbo
Fotos: Eliane Loin
O embaixador Antônio Bernardini promoveu, no dia 12 de abril, na sede diplomática, uma cerimônia festiva para entregar a Toquinho o título de “Grande Ufficiale dell’Ordine della Stella d’Italia” (Grande Oficial da Ordem da Estrela da Itália).
O artista tem uma ligação afetiva com aquele país onde foi morar por um período, em 1968, fugindo da ditadura com o grande amigo Chico Buarque de Holanda. Depois da homenagem, Toquinho cantou algumas de suas célebres melodias como “Uma tarde em Itapuã” e “Aquarela do Brasil” para cerca de 200 convidados.
A condecoração representa um reconhecimento em favor de todos aqueles, italianos no exterior ou estrangeiros que promoveram as relações de amizade e colaboração entre a Itália e outros países. Ela é outorgada pelo Presidente da República Italiana.
Antonio Pecci Filho, conhecido como Toquinho, é um dos grandes mestres do movimento artístico e musical da “Bossa Nova”. Além dos méritos indiscutíveis que fizeram dele um dos músicos mais apreciados do mundo e graça aos quais ele conquistou inúmeros prêmios internacionais, o cantor e compositor contribuiu enormemente para o fortalecimento das relações culturais que unem a Itália e o Brasil.
“Reconhecer o valor de Toquinho, depois de 50 anos que ele começou a trabalhar com a Itália é uma coisa necessária, uma justa homenagem”, declarou o embaixador Bernardini.
Coletiva – Antes da cerimônia, Toquinho concedeu uma entrevista coletiva para jornalistas e blogueiros durante a qual contou sua história de amor pela Itália, das músicas de sucesso, das parcerias e das aventuras com Chico Buarque. “Nós fizemos um show em um castelo para seis pessoas, ninguém conhecia a gente”, relatou. “Aos poucos fomos conquistando espaço e passamos a colocar brasilidade nas obras de grandes artistas da Itália como Ênio Moriconi”, completou. Toquinho chegou a vender 400 mil discos com “Aquarela do Brasil” na Itália. O cantor disse que faz vários shows em terras italianas todos os anos.