| Oda Paula Fernandes
Fotos: Eliane Loin
A embaixada da Austrália no Brasil abriu, a Mostra de Filmes da Austrália, evento organizado pela embaixada em parceria com o Banco do Brasil, na noite desta quarta-feira (19), em Brasília, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Em sua 6ª edição, além da capital federal, a mostra estará em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Aqui no Distrito Federal o público poderá conferir os filmes, gratuitamente, até o dia 1º de maio. A entrada é franca.
O embaixador da Austrália no Brasil, John Richardson, recebeu os convidados para o lançamento e disse que a edição de 2017 representa bem o país, com toda a pluralidade Australiana. “Nesse ano, optamos por mostrar mais sobre a diversidade da Austrália e a relevância da indústria cinematográfica nacional, com títulos clássicos e lançamentos, ficções e biografias, comédias e dramas”, revela o embaixador.
Um dos aspectos que o evento quis ressaltar foi o fato de muitos filmes reconhecidos internacionalmente serem produções australianas, como é o caso, por exemplo, de ‘O Grande Gatsby’ e ‘Moulin Rouge’. “Os dois filmes foram feitos na Austrália (em Sydney), por um diretor e com atuação de muitos atores australianos, tanto em papeis principais quanto de suporte”, comenta Richardson.
O embaixador lembra ainda que os figurinos, cinematografia e edição desses filmes também foram feitos por australianos. “Como exemplo, posso citar Catherine Martin (que também é a esposa do diretor dos filmes, Baz Luhrmann), que ganhou o Oscar de melhor figurino nesses dois filmes! É sempre importante para nós, também, apresentar ao público brasileiro filmes que representem com muita qualidade detalhes sobre a cultura e o cenário australianos”, ressalta o diplomata.
Para John Richardson, esta é uma oportunidade de oferecer ao público uma pequena viagem à Austrália por meio das telinhas através de filmes clássicos como ‘Shine – Brilhante” e ‘Australia’ até os lançamentos ‘A Vingança está na moda’ e ‘No coração do mar’, todas essas produções australianas, mostram um pouco da variedade da indústria cinematográfica daquele país.
Surpresa – Muitos dos filmes que marcaram gerações podem causar surpresa ao serem relacionados com a Austrália. Sucessos mundiais os filmes ‘Moulin Rouge!’ e o “O Grande Gatsby”, poucos sabem, ambos foram produzidos na Fox Studios em Sydney.
O diretor desses filmes – Baz Luhrmann – nasceu em New South Wales, na Austrália, onde cresceu vendo seus pais participarem de competições de dança de salão. Foi nesse cenário inusitado que ele encontrou inspiração e pode desenvolver um estilo tão particular. O certo é que, entre dramas, comédias, ficções e romances, essa viagem pelo mundo do cinema australiano promete surpreender.
Filmes
O Predestinado (Predestination)
2014 / 97 min / 14 anos / Direção: Michael Spierig, Peter Spierig
Um agente temporal (Ethan Hawke) encara sua última missão após anos de viagens no tempo caçando criminosos e executando a lei. O desafio final será finalmente capturar seu inimigo mais desafiador, o homem que há muito o intriga e ludibria.
Shine – Brilhante (Shine)
1996 / 105 min / 12 anos / Direção: Robert Scoott Hicks
Desconhecido chega em um bar em uma noite de muita chuva, logo demonstrando ser extremamente excêntrico e estar totalmente perdido. Assim, a dona do estabelecimento o leva para casa e neste momento é descortinado um flashback da vida do desconhecido, que desde criança já dava indícios de ser um brilhante pianista.
A Vingança Está na Moda (The Dressmaker)
2015 / 119 min / 14 anos / Direção: Jocelyn Moorhouse
Uma atraente mulher (Kate Winslet) retorna à sua cidade natal na Austrália rural. Com sua máquina de costura e estilo haute couture, ela transforma as mulheres e demanda a doce vingança de quem não acreditou em seus feitos.
Promessas de Guerra (The Water Deviner)
2014 / 111 min / 12 anos / Direção: Russel Crowe
Joshua Connor (Russell Crowe) perdeu seus três filhos na batalha de Galípoli, em 1919. Após a morte da mãe deles, Joshua promete que irá enterrá-la ao lado dos filhos. Desta forma, ele viaja até a Turquia decidido a recuperar os corpos deles, para que possa enterrá-los em sua terra natal. Por mais que o país esteja agora em paz, devido à derrota dos turcos para os ingleses, Joshua enfrenta muitas dificuldades para chegar ao campo de batalha onde eles teriam morrido. Ele recebe então a ajuda de Ayshe (Olga Kurylenko), uma mulher que está à espera do marido, enviado para a guerra, e de seu filho, o pequeno Orhan (Dylan Georgiades).
O Ano em que Vivemos em Perigo (The Year of Living Dangerously)
1982 / 115 min / 16 anos / Direção: Peter Weir
Indonésia, 1965. Guy Hamilton (Mel Gibson) é um repórter australiano ambicioso e pouco experiente, que em sua primeira missão internacional chega a Jacarta para cobrir a agitação dos últimos momentos do regime de Sukarno. Lá Guy recebe a ajuda essencial de Billy Kwan (Linda Hunt), um fotógrafo anão, que faz para ele importantes contatos com as facções em luta e lhe apresenta a bela Jill Bryant (Sigourney Weaver), assessora do adido militar da embaixada britânica. Alguns acontecimentos precedem a queda do ditador e dentro deste contexto Guy se envolve com Jill.
Guerreiros do Amanhã (Tomorrow When the War Began)
2010 / 103 min / 14 anos / Direção: Stuart Beattie
Um grupo de amigos volta para casa após uma semana de acampamento, e descobre que sua cidade foi invadida por inimigos desconhecidos. Uma guerra ocorre em seu país, e seus pais são aprisionados. Agora, sozinhos, eles precisam descobrir o que aconteceu com sua nação, enquanto lutam para sobreviver.
O Grande Gatsby (The Great Gatsby)
2013 / 143 min / 14 anos / Direção: Bas Luhrmann
Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas.
Moulin Rouge – Amor em vermelho (Moulin Rouge!)
2001 / 127 min / 12 anos / Direção: Baz Luhrmann
Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.
The Rover – A caçada (The Rover)
2014 / 103 min / 16 anos / Direção: David Michôd
Em um futuro próximo, os habitantes australianos vivem uma rotina perigosa, onde a criminalidade impera. Com o passar dos anos, Eric (Guy Pearce) já perdeu quase tudo o que tem, e torna-se um homem duro e impiedoso. Quando sua última posse, seu carro, é roubado por uma gangue, ele vai atrás destes homens. No caminho, ele é obrigado e levar consigo Reynolds (Robert Pattinson), o ingênuo membro da gangue, abandonado por seus comparsas.
Austrália (Australia)
2008 / 165 min / 12 anos / Direção: Baz Luhrmann
Início da 2ª Guerra Mundial. Sarah Ashley (Nicole Kidman) é uma arrogante aristocrata inglesa, que possui uma fazenda de gado na Austrália. Ela viaja ao país para reencontrar o marido, mas ao chegar descobre que ele foi assassinado. Para não perder a fazenda, ela se une a um vaqueiro (Hugh Jackman) e ao garoto aborígene Nullah (Brandon Walters). Juntos eles precisam levar um rebanho de gado até Darwin, no interior do país.
No Coração do Mar (In The Heart of the Sea)
2015 / 122 min / 14 anos / Direção: Ron Howard
Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex parte em busca de óleo de baleia. O navio é liderado pelo nada experiente capitão George Pollard (Benjamin Walker), que tem Owen Chase (Chris Hemsworth) como seu primeiro oficial. Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador. Eles navegam por meses em busca de baleias, mas quando encontram se deparam com uma grande ameaça, uma gigantesca baleia branca que irá lutar por sua sobrevivência e acabará atacando o navio e sua tripulação.
O Casamento de Muriel (Muriel’s Wedding)
1994 / 106 min / Livre / Direção: P. J. Hogan
Porpoise Spit, Austrália. Muriel Heslop (Toni Collette) tem 22 anos e nunca teve muitos amigos, já que as roupas que usa são fora de moda e, ainda por cima, vive ouvindo as canções do ABBA. Além disto, está acima do peso e nunca demonstrou muitos talentos. Sua vida muda ao conhecer Rhonda Epinstalk (Rachel Griffiths), que também é excluída do meio social. Sonhando com uma vida livre, elas fogem para Sydney. Apesar das críticas de seu pai, Muriel acredita que possa enfim encontrar a felicidade e coloca como primeira meta se casar. É quando ela conhece e se apaixona por um famoso nadador.
Oranges and Sunshine (Oranges and Sunshine)
2010 / 107 min / 16 anos / Direção: Jim Loach
O longa conta a história de Margaret Humphreys (Emily Watson) uma assistente social dedicada funcionária do governo em Nottingham, é procurada por uma moça australiana que alega ter nascido na Inglaterra e sido ilegalmente transportada de navio, junto com outras centenas de crianças desacompanhadas para a Austrália. Disposta a investigar o caso, Margaret acaba descobrindo um terrível esquema de tráfico “consentido” praticado no passado por autoridades de seu país, quando crianças órfãs, pobre e geralmente filhos de prostitutas e mendigos eram deportadas para os países colônias do Reino Unido, onde estavam predestinadas a conviver com rotinas de abusos físicos e psicológicos.