Vários empresários do meio empresarial paulista visitaram o evento, degustaram e desfrutaram das diversas variedades de tâmaras e de seus produtos, como doces, que foram expostos na seção comercial. Quem recebeu os convidados foi o encarregado de negócios do Paquistão, embaixador Wagas Alam. O Brasil importa tâmaras para seu consumo de vários países do mundo. A expectativa é que este evento crie uma demanda de tâmaras paquistanesas no Brasil.
A tamareira é a terceira maior cultura hortícola do Paquistão. Cultivadas em mais de 99.000 hectares de plantações, mais de 300 variedades de tâmaras são encontradas em todo o Paquistão e produzem aproximadamente 540.000 toneladas por ano. O Paquistão é o 8º maior exportador de tâmaras do mundo.
As tâmaras se tornaram bastante populares no Brasil nos últimos anos. As frutas têm um sabor adocicado, excelente perfil nutricional e são consideradas muito saudáveis. Entre seus nutrientes incluem carboidratos, proteínas, potássio, magnésio, cobre, manganês, ferro e vitamina B6. Elas têm uma variedade de vantagens e usos para a saúde. As tâmaras são ricas em fibras e em antioxidantes que combatem as doenças, promovem a saúde do cérebro e o trabalho natural. As tâmaras são um excelente adoçante natural e fáceis de adicionar à sua dieta, sendo consideradas um substituto saudável do açúcar.
As frutas podem ser usadas no café da manhã, como lanche com chá a qualquer hora ou como energético após o exercício. Vários usos de tâmaras na indústria incluem suco de tâmaras, néctar de tâmaras (mel de tâmaras), açúcar líquido, vinagre de tâmaras, álcool, extrato de bebida, gotas de chocolate com tâmaras, chips de tâmaras simples, chips com sabor de tâmaras, chocolate com tâmaras, molhos, pastas, picles compotas, etc. As sementes de tâmaras são tradicionalmente utilizadas para a alimentação animal. Elas também podem ser usadas como fonte de óleo (que tem propriedades antioxidantes valiosas em cosméticos) e como substituto do café.
As deliciosas tâmaras paquistanesas são exportadas para vários países, incluindo Emirados Árabes Unidos, Omã, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Nepal, Índia, Bangladesh, Cingapura e Tailândia.