O embaixador de Taiwan Chang Tsung-Che recebeu convidados nesta terça-feira (05) para a abertura do Espaço Econômico e Comercial, em Brasília, voltado para investidores empresários ou mesmo governante interessado em fazer negócios com seus pares no país asiático. “Taiwan é um parceiro confiável, temos os valores iguais aos do Brasil: democracia, direitos humanos e somos um país de imigrantes”, declarou o Embaixador que deseja ampliar as relações bilaterais. O evento marca também a comemoração da data nacional de Taiwan, oficialmente dia 10 de outubro.
O Espaço, na QI 09, conjunto 16, casa 23, do Lago Sul, foi inaugurado com uma mostra de painéis de fotografias da capital Taipé e de outras cidades de Taiwan e apresentação de quatro vitrines com 56 produtos – 10 dos quais com o selo Excellent – da Ilha de 36 km² com 23 milhões de habitantes, a 180 km da China. Chang Tsung-Che mostrou aos visitantes um pouco da culinária do país; macarrão de arroz, frango frito e chá quente; e opções de presentes oferecidas em lojas da ilha.
Os convidados foram recebidos em pequenos grupos, a cada uma hora, de acordo com um horário preestabelecido para evitar aglomeração. Autoridades políticas brasileiras, jornalistas e público em geral puderam conhecer um pouco do país, de sua cultura, do turismo e de sua economia. “Vamos continuar trabalhando para aumentar nossas relações culturais e comerciais com o Brasil”, disse Tsung-Che.
O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, foi um dos presentes ao evento que fez parte das comemorações dos 110 anos de independência do país. “A abertura desse espaço é uma oportunidade para que mais pessoas conheçam o potencial de Taiwan. Em Goiás, já temos boas parcerias com eles e cada vez que ampliamos nossas relações comerciais, fortalecemos ainda mais a nossa economia”, disse o vice-governador. Também visitaram o novo espaço a secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos; entre outras autoridades, jornalistas e diplomatas participaram.
Taiwan, considerado um dos quatro ‘tigres asiáticos’ é considerada a 17ª maior economia do mundo em 2020, com cerca de U$ 631 bilhões. A ilha exportou para o Brasil principalmente válvulas e tubos termiônicos, diodos, transistores, além de equipamentos, peças e acessórios de telecomunicações. O Brasil, por sua vez, exportou, principalmente, milho, soja, minérios de cobre e celulose para Taiwan. O comércio bilateral em 2019/2020 foi de U$ 3,2 bilhões, apesar de uma queda de 10,7% por causa da pandemia. “Taiwan hoje é o 3º melhor destino de investimentos e ocupando a 4ª colocação em competitividade na região Ásia-Pacífico e o 15º lugar entre as 190 economias com maior facilidade para fazer negócios”, afirmou o diplomata.
SERVIÇO:
Espaço Econômico e Comercial de Taiwan
SHIS QI 09, conjunto 16, casa 23, Lago Sul
CEP 71625-160, Brasília – DF
Telefone 61-3364-0221
E-mail: bra@mofa.gov.tw