Foto: © Kenzo Tribouillard/AFP
Embaixadores dos 30 países-membros da aliança assinam, em Bruxelas, os protocolos de associação das nações nórdicas à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A aprovação de parlamentos nacionais deve levar de seis a oito meses. Deu-se, assim, um importante passo para que Suécia e Finlândia se unam à aliança militar ocidental.
“Este é um bom dia para a Finlândia e a Suécia e um bom dia para a Otan”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, pouco antes da cerimônia de assinatura, durante uma entrevista coletiva junto com os ministros do Exterior de ambos os países. “Com 32 nações ao redor da mesa, seremos ainda mais fortes, e nosso povo estará ainda mais seguro ao enfrentarmos a maior crise de segurança em décadas.”
A assinatura dos protocolos de adesão abre um período de meses para que os membros da aliança ratifiquem as adesões, num processo que normalmente envolve os parlamentos nacionais. Segundo estimativas, ainda devem ser necessários entre seis a oito meses até que a Finlândia e a Suécia realmente possam aderir à aliança.
Com informações do site MSN.com