É a quarta edição da SWF-Sparkling Wine Fair 2019, instalada no Pontão do Lago Sul em Brasília-DF, onde estão sendo aguardados cerca de 6 mil pessoas elegantes, sofisticadas, apreciadoras dos vinhos espumantes e formadoras de opinião.
E não poderia deixar de falar que os vinhos espumantes nacionais são ganhadores de medalhas pelo mundo onde se apresentam e seu crescente consumo e exportação têm atraído apreciadores, “desmistificando a ideia de que o consumo do vinho espumante é somente em dias de festas”, afirma o organizador e empresário da SWF, César Santos.
Feira de vinhos espumantes nacionais e internacionais com degustação e venda de vinhos espumantes famosos produzido pelo mundo afora e marco do lançamento do rótulo “Prosecco Ice” da Vinícola Cooperativa Garibaldi (vinho espumante elaborado para ser degustado com gelo e frutas).Vinhos espumantes do Brasil, da Itália, França, Argentina, Portugal e Espanha com exposição das vinícolas Baron-Fuenté, Bo Rivage, Casa Perini, Vinícola Aurora, Casa Valduga, Champagne Lallier, Chandon, Chaudron, Concha y Toro, Finca Terranostra, Freixenet, Garibaldi, Gran Legado, Jaume Serra, Joseph Perrier, Mena Kaho, Moingeon, Monte Paschoal, Montes laros, Mumm, Rio Bravo, Rio Sol, Salton e Thera.
Além dos vinhos espumantes prá lá de bem elaborados, a SWF, versão 2019, ainda agregou valor ao evento programando palestras. Na sexta-feira, dia 13, às 18h30, é a vez da convidada Regina Vanderlinde, Presidente da Organização Internacional do Vinho e da Vinha que falará sobre “OIV, uma referência científica e técnica no setor vitivinícola global” e às 20h, palestra com o Diretor do Instituto Brasileiro do Vinho, Carlos Paviani que falará sobre “A evolução técnica e mercadológica dos vinhos espumantes brasileiros”.
E dia 14, às 18h30, outra palestra com os sommeliers Diego Arrebola e Gabriele Frizon sobre o tema “Além das celebrações – criando oportunidades de venda para o crescimento do consumo de espumantes on e off trade”. Em seguida, às 20h, palestra com Ivane Favero,Fundadora da Associação Internacional de Enoturismo (AENOTUR), que falará sobre “Enoturismo, o Turismo do Vinho no Brasil e no Mundo”. Depois disso, às 21h30, aula-show de gastronomia com o Chef André Rochadel, participante do programa Masterchef Brasil. Orgulhosamente comento aqui que ele foi meu aluno na faculdade de gastronomia.
Com cunho social, parte do valor arrecadado na bilheteria e alimentos não perecíveis entregues pelo público como parte do ingresso, estão destinados à associação social que trabalha com crianças, além da reciclagem das rolhas, garrafas e caixas, que serão convertidas em alimentos para as crianças carentes assistidas pelo projeto.
Lembrando aqui que, tanto dia 13 como dia 14 de setembro, a SWF começará às 18h e se estenderá até 22h30 com Interação do público e expositores através de apresentação dos vinhos espumantes, degustações e vendas. E, depois, até as 2h, “vai rolar a festa SW”F, com dança e boa música eletrônica com o DJ Thiago May.
E não é só beber e dançar não. Ainda tem a área de alimentação, muito bem representada pelos: Bolo da Ivone, Café e um Chêro, Empório São Pedro, Gracco Magalhães, L’antipasti e La Boulangerie, Loolipops, Chef Raquel Amaral, San Gennaro, São Lourenço, Suprema e Veloce.
E então, vai ficar de fora desse programa prá lá de borbulhante?
Tim-tim!