Será apresentada a primeira grande obra de referência bibliográfica editada em Portugal: a “Bibliotheca Lusitana”
Comemora-se hoje, dia 26 de março, o Dia do Livro Português, data criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo.
Foi neste preciso dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, escrito em hebraico. Em homenagem ao livro português, apresentamos a primeira grande obra de referência bibliográfica editada em Portugal: a “Bibliotheca Lusitana”, de Diogo Barbosa Machado (1682-1772), um presbítero católico, escritor e bibliógrafo português.
A obra tem quatro tomos, publicados em Lisboa entre 1741 e 1758, e reúne, pela primeira vez, toda a informação disponível à época sobre bibliografia portuguesa e sobre os seus autores. A sua publicação teve um grande impacto na divulgação da literatura portuguesa e foi alvo de várias atualizações através dos séculos até aos nossos dias.
O Camões, I.P. tem no seu espólio uma valiosa edição desta obra que data de 1965. Esta primeira edição encontra-se disponível na biblioteca física na sede do Camões, I.P. https://bibliotecas.instituto-camoes.pt/…/opac-detail.
Na nova plataforma online Bibliotecas Camões, I.P., lançada no dia 6 de março – que junta, num catálogo único e comum, as bibliotecas da sua rede que se estende por 54 países –, pode encontrar não apenas a “Bibliotheca Lusitana”, de Diogo Barbosa Machado, como também cerca de 6800 resultados de Literatura Portuguesa. https://bibliotecas.instituto-camoes.pt/cgi-bin/koha/opac-search.pl?q=an:8882
Fonte: Embaixada de Portugal