O diplomata recebeu, na sede da embaixada, em Brasília, no dia 16, os presidentes da Atricon, Associação dos Membros do Tribunais de Contas do Brasil Fábio Nogueira, e da ABRACOM Thiers Montebelo. Participou também da reunião, o presidente do TCMRJ e o conselheiro Felipe Puccioni, coordenador do projeto de cooperação interinstitucional -voltado à melhoria do desempenho educional em países populosos.
O projeto de cooperação interinstitucional é uma parceria entre ATRICON, ABRACOM, IRB e TCMRJ que busca soluções inovadoras para a educação brasileira que envolve, além das entidades, 10 países – os dois mais populosos de cada continente. A iniciativa é um primeiro passo para um entendimento mais profundo dos sistemas de educação no mundo.
Eles exploraram uma potencial cooperação futura no setor educacional, especialmente na forma de compartilhar as melhores práticas e experiências relacionadas à gestão do setor educacional. O embaixador e o grupo veem a necessidade de uma colaboração mais estreita na área da educação. “Ambos os lados compartilharam a visão de que o avanço da educação é essencial para que possamos alcançar um progresso substancial em outras áreas”, relata o Edi Yusup.
A Indonésia tem atualmente 265 milhões de habitantes e problemas similares aos do Brasil. A cooperação prevê o intercâmbio de informações para subsidiar os países no aprimoramento de ações, que possam implicar na melhoria dos seus modelos educacionais.