O Clube Naval em Brasília sediou, no dia 07, a comemoração do 77º Aniversário das Forças Armadas da Indonésia. De acordo com o Adido Militar do país, Coronel Aviador H.S. Romas, a corporação desempenha ativamente seu papel na defesa e a manutenção da paz naquele país, sendo ainda “de extrema importância” no combate à pandemia. A Festa foi alegre com muita música, apresentações de danças, artes marciais e com o sabor da gastronomia indonésia.
“As Forças Armadas da Indonésia estão continuamente reformando sua organização para serem mais profissionais na condução não apenas de operações militares de guerra, mas também de outras operações militares além da guerra, como assistência humanitária e socorro em desastres, busca e salvamento, assistência ao governo regional, combate ao separatismo e terrorismo, proteger a fronteira, bem como participar em missões de manutenção da paz, discursou o militar.
Criada em 5 de outubro de 1945, quase dois meses o Dia da Independência daquela nação, as Forças Armadas da Indonésia ou comumente conhecidas como Exército Nacional da Indonésia passaram por várias mudanças para se adaptarem à situação geopolítica regional e global. Hoje ela possui cerca de 500 mil soldados na Marinha, Exército e Aeronáutica, de acordo com Romas para quem 77 anos são bastante tempo para que ela desempenhe ativamente um papel na proteção da integridade e soberania de seu país.
Em seu discurso, o militar também ressaltou que desde 2019, quando o surto de Covid-19 começou a se alastrar na Indonésia, as Forças Armadas têm demonstrado um papel relevante na redução do impacto desta pandemia, auxiliando o governo a impor procedimentos de manuseio de covid, distribuindo equipamentos médicos, bem como vacinas contra a covid em todo o território indonésio. “Fora isso, as Forças Armadas da Indonésia também estão enviando ativamente suas tropas para missões de paz das Nações Unidas e agora ocupam o 7º lugar entre os países contribuintes das tropas”, afirmou. Atualmente, segundo Romas, existem 2.800 militares das Forças Armadas da Indonésia realizando missões de paz em oito países. “Isso prova o compromisso da Indonésia em participar continuamente na manutenção da paz mundial”, acrescentou.
Parceria – As Forças Armadas da Indonésia e do Brasil estabeleceram, de acordo com o adido militar, “uma relação muito forte, no tocante à cooperação relacionada à aquisição de equipamentos militares, educação e treinamento para oficiais de ambas as forças armadas para melhorar seu profissionalismo e outras cooperações na forma de confiança mútua, compreensão mútua e benefício mútuo de ambos os lados”.
Por último, Romas lembrou que a Indonésia ocupa o G-20 este ano, acrescentando que as Forças Armadas do país estão empenhadas em garantir a segurança de todos os delegados, bem como o sucesso desta reunião. “Vamos orar e colocar esperança neste encontro como uma estabilização da turbulência política e de segurança mundial”, finalizou. Em seguida, o adido militar deu um show à parte cantando músicas em inglês e em português.