Em Brasília, a primeira feira de vinhos pós-pandemia, está acontecendo no Pier 21 e vai até 17 de outubro, sempre de 12h às 22h, com entrada gratuita.
“Vinho é a bebida da pandemia”. Essa frase vem sendo cantada aos 4 cantos. E é mesmo! Com as pessoas em isolamento social, fazendo teletrabalho sem sair de casa e em família, o vinho – lembrando os rituais católicos que o empregam costumeiramente – passou a representar uma bebida aceitável para se tomar em casa, o que justifica o crescimento do consumo, mundialmente, em torno de 20% segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e, só no Brasil, a indústria do vinho que mostrou sua variedade e sua alta qualidade teve aumento da produção em 32,4%.
Considerando o aumento do consumo de vinho e a ampliação da vacinação contra a covid-19 – implicando na imunização de grande parte da população adulta -, as autoridades sanitárias liberaram a realização de eventos. Assim o sommelier Carlos Borges, superou as adversidades para organizar e promover essa feira de vinhos em Brasília. Ele é experiente nesse seguimento de feiras de vinhos. Desde muito jovem acompanha seu pai nas feiras e só em São Paulo, participou por 10 anos da Wine Weekend. Grande conhecedor de vinhos e experiente na área, escolheu o shopping Pier 21, local arejado, ventilado, de fácil acesso e com amplo estacionamento.
E lá estão expostos 13 estandes com vinhos das mais diversas regiões do Brasil e de outros países. Destaque para os sommeliers empreendedores de vinhos buscando visibilidade e divulgação, a maioria do e-commerce como os sommeliers Alexsandro Venturini @rebentosdauvavinhos, Francisco Chaves @csvinhos, Walmir Reis @wineathomedf, a sommelière Rebeca Piro @entusiastasdovinho e o estande “La Argentina Importadora” @laargentinavinhos com seleção de vinhos da Patagônia. Faço questão de ressaltar o estande do Tony Cunha @docvinhosgastro em espaço destacado dos demais, com o maior número de vinhos expostos e todos abertos para degustação e apreciação dos clientes, ops, Tony sempre diz, “degustação e apreciação dos amigos”.
E não é somente vinho. Lá estão expostos uma enorme variedade de queijos, embutidos, defumados e conservas do Paulo Coavilla @goyasdefumados com seus produtos artesanais e sem química; os acessórios como wine bags e cases para vinhos da Ana Bucar @winethingsana, o ateliê Cabeça Feita da Mari @cabecafeitaatelie com cestas, placas decorativas e acessórios para vinhos, além dos bordados, crochês, enfim, inúmeros artesanatos oferecendo diversificadas opções aos visitantes.
Agregando valor ao evento, ainda há várias degustações guiadas, workshops, apresentações e palestras em espaço exclusivo, mediante inscrição no local. Essa professora que vos escreve fora convidada a palestrar mas, por conta das aulas online e algumas já presenciais declinou do convite.
Além disso, os visitantes poderão desfrutar de boa música, diariamente a partir das 18h com Paulo Balck e o saxofonista João Maria apresentando repertório de jazz e blues.
Carlos Borges @desbravando_vinhos explica a importância de realizar uma feira de vinhos: “na feira de vinhos, o cliente não precisa ter surpresa, pode degustar o vinho no stand e, se gostar, comprar e levar para casa.”
O objetivo da primeira feira de vinhos do Shopping Pier 21 é dar visibilidade à cultura do vinho, o que nós entusiastas dos vinhos concordamos e apoiamos.
Tin-tin!
https://www.instagram.com/rachelalves.professoravinhos