Embaixador da Finlândia, Jouko Leinonen e a Secretária de Turismo no DF, Vanessa Mendonça – Foto Divulgação
“Promover Brasília para o mundo e fortalecer a nossa cidade como destino turístico são objetivos do nosso Governo, que, desde o início dessa gestão, vem ressignificando a cidade em todos os setores. E neste caminho, queremos pensar também em ações conjuntas com a Finlândia, país que já ultrapassou 100 anos de relações oficiais com o nosso Brasil e que tanto nos encanta com sua arquitetura e design, elementos tão próximos da nossa capital”, afirmou Vanessa Mendonça.
Arte que é vista por toda embaixada, abrigando peças em harmonia com a nossa cidade, como a do moderno arquiteto e designer de mobiliário Alvar Aalto, e da artista finlandesa Eila Ampula, uma das primeiras deste país a vir para o Brasil e destacar temas brasileiros em suas tapeçarias. Sua obra, inspirada na floresta tropical e feita para a residência oficial do embaixador em 1973, estampa o selo que homenageia as relações oficiais centenárias entre Finlândia e Brasil.
“Tenho um histórico de quase 20 anos com Brasília e posso dizer que tive a sorte de conhecer essa cidade que eu adoro, com qualidades que pouquíssimos lugares do mundo têm a oferecer: uma excelente casa à beira do lago e a poucos metros do centro do poder. E a capital brasileira é um museu a céu aberto, com grande potencial em se tornar um destino turístico internacional consolidado”, completou o embaixador, que recebeu de presente da secretária os miniguias da coleção Rotas de Brasília, criados pela Setur-DF, e o livro Brasília Vista do Céu, com fotografias de Bento Viana. Incentivos para que mais visitantes, como os finlandeses, aproveitem ao máximo os atrativos que Brasília tem a oferecer a todos.