Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima começa na segunda-feira (11) em Baku, no Azerbaijão. Representando empresas industriais do Brasil, CNI terá estande na zona verde e promoverá atividades.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) terá um estande na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), que começa na próxima segunda-feira (11) em Baku, no Azerbaijão, onde vai apresentar as iniciativas da indústria brasileira pela sustentabilidade no setor. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é apoiadora institucional da ação e estará presente na conferência.
O cerne da COP29 será o encontro dos líderes dos países. Representantes de 200 nações, entre eles o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, estarão presentes para discutir e definir ações globais contra as mudanças do clima. Mas a conferência, que ocorre até o dia 22 de novembro, comportará outros eventos, exposições e debates voltados para a sociedade civil, organizações e o setor privado.
A diretora de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, lembra que a agenda da sustentabilidade está cada dia mais presente no dia a dia das empresas e na maneira de fazer negócios. Ela conta que a instituição tem mapeado como os países árabes se posicionam na área e as oportunidades de cooperação que existem com o Brasil. “Nesse objetivo que a Câmara Árabe tem de conectar, faz todo o sentido estar presente, até como uma continuidade do trabalho desde a COP27, que foi no Egito”, diz.
O estande da CNI terá 200 metros quadrados e ficará na zona verde da conferência. Aberto a partir da terça-feira (12), nele serão promovidas mais de 60 atividades, como debates, painéis e apresentações de empresas convidadas e parceiras, com temas que irão de financiamento climático, adaptação e mitigação até mercado de carbono, transição energética, economia circular e bioeconomia.
Seminário sobre baixo carbono
A CNI também promove na quinta-feira (14), das 9h às 17h, no hotel JW Marriott Absheron Baku, o seminário “Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono” sobre possibilidades de negócios e investimentos para a descarbonização da indústria e a contribuição do setor para que o Brasil consiga atingir as metas de redução de emissões. O diretor do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, que representará a instituição na COP29, falará no painel “Combustível do Futuro”, às 15h10. Ele também participará de outras agendas na conferência, inclusive de países árabes.
Fonte: ANBA