Aleksandar Ristić recebe agrément do governo brasileiro para ser embaixador no país
O diplomata sérvio Aleksandar Ristić obtem autorização do Ministério das Relações Exteriores do Brasil para será o novo embaixador da Sérvia no Brasil. O novo chefe de missão é também advogado. Desde outubro de 2019, Ristic ocupava o cargo de Embaixador da República da Sérvia em Seychelles, país da África Oriental. Anteriormente, representou seu país atuando como Embaixador na Etiópia.
O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com a Sérvia em 22 de junho de 2006, reconhecendo-a como sucessora legal da extinta Iugoslávia e da União de Estados da Sérvia e Montenegro. Os dois mantêm mecanismo de Consultas Políticas, cuja reunião mais recente ocorreu em junho de 2019, em Brasília. Há acordos e memorandos de entendimento bilaterais nas áreas de defesa, policial e cooperação técnica, assim como acordo de isenção de vistos para os nacionais dos dois países.
O Comércio bilateral atingiu USD 51 milhões em 2020. Os principais produtos exportados foram carne bovina fresca (24%); café torrado (23%) e tabaco (15%). Os principais produtos importados foram máquinas não elétricas (30%); tubos, canos e mangueiras (25%); e pneus de borracha (13%).