Andrea Caroni percorre três estados brasileiros e se reúne com autoridades de diversas áreas
Em uma demonstração de fortalecimento das relações bilaterais, o Presidente do Senado da Suíça, Andrea Caroni, realizou, na última semana, uma visita oficial ao Brasil que percorreu três estados e aprofundou o diálogo em áreas como inovação, sustentabilidade, comércio e governança democrática.
A visita foi iniciada com por uma recepção na Embaixada da Suíça, em Brasília, no dia 30, organizada pelo embaixador suíço no Brasil, Pietro Lazzeri, com a presença de autoridades brasileiras, parlamentares e representantes diplomáticos.
Lazzeri, em seu discurso, afirmou que a missão suíça “é uma expressão clara do compromisso de nossos países com o diálogo democrático, a inovação e o desenvolvimento sustentável”. O diplomata destacou o papel crescente do Brasil no cenário internacional e valorizou a cooperação em tempos de desafios globais. “Compartilhamos valores essenciais, como a democracia, os direitos humanos, o multilateralismo e o respeito ao meio ambiente”.
“A visita é quase um recorde, considerando as dimensões continentais do Brasil. Mesmo assim, conseguimos cobrir três estados em poucos dias”, disse Lazzeri. O embaixador também ressaltou o simbolismo da diplomacia parlamentar em tempos de fragmentação global. “Temos orgulho da nossa democracia direta e da proximidade entre representantes e cidadãos”, discursou, fazendo referência ao cantão de Glarus, representado por Caroni, um dos dois únicos cantões que ainda mantêm a tradicional Landsgemeinde — assembleia popular a céu aberto.
Caroni teve uma agenda com visita a três grandes cidades em quatro dias. Mesmo com uma delegação reduzida, conseguimos realizar encontros produtivos e simbólicos. O senador também reforçou a importância de estar presente no Brasil neste momento: “O Brasil é um ator global, e com sua presidência recente do G20, a COP30 no horizonte e o processo de adesão à OCDE, é fundamental estreitarmos nossos laços”, afirmou.
O presidente do Senado suíço destacou contraste que une os dois países: “À primeira vista, parecemos opostos — a Suíça com sua pontualidade e estrutura; o Brasil com sua espontaneidade e diversidade. Mas é justamente essa complementaridade que nos fortalece”, refletiu.
Caroni mencionou ainda a profunda presença histórica suíça no Brasil, relembrando a migração de famílias após a erupção do Monte Tambora, no século XIX: “Talvez os primeiros refugiados climáticos do mundo tenham vindo da Suíça para o Brasil. Isso mostra que nossa relação tem raízes muito antigas.”
Ao abordar o futuro da cooperação, o Senador enfatizou o potencial da parceria econômica e científica. “Temos mais de 550 empresas suíças no Brasil, gerando quase 100 mil empregos. Mas há espaço para muito mais, especialmente com o aguardado acordo de livre comércio com o Mercosul. E quando os suíços dizem ‘sim’, mesmo que demore, é definitivo.”
Senador Suiço, Mathias Zopfi, o Presidebte do Senado Suiço, Senador Andrea Caroni e o embaixador Pietro Lazzeri, durante visita ao Senado Federal. Eles foram recebidos pelo presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre, O objetivo do encontro com foi reforçar os laços históricos entre os dois países. Entre os temas tratados, destacou-se o avanço das negociações comerciais entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio e o apoio da Suíça à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).